em

Prefeitura anuncia novos serviços ofertados no Hospital da Criança

A prefeitura de Ponta Grossa anunciou, na tarde desta sexta-feira (9), a oferta de novos serviços disponibilizados no Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira (HC). As informações foram repassadas durante reunião com secretários e vereadores realizada no paço municipal, quando o prefeito Marcelo Rangel e representantes da Fundação Municipal de Saúde detalharam a inclusão de novas cirurgias de média complexidade, exames de ultrassom e atendimento odontológico entre as atividades do HC.

Segundo Rangel, as cirurgias de médias complexidade, nais quais o estado é que é referência, serão realizadas por profissional concursada, e voltadas à área de otorrinolaringologia. “Os atendimentos serão para crianças de dois anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias, e incluem retirada de amígdalas. Serão três cirurgias ao dia, às terças e quintas-feiras, evitando que esses pacientes se desloquem até Curitiba”, explicou.

Já o atendimento odontológico será ofertado para crianças de segunda a segunda, em urgência e emergência, em casos de dente quebrado, dor intensa e acidente na face e na boca. O novo equipamento de ultrassom, adquirido com recursos disponibilizados pelo deputado estadual Sandro Alex, deverá fazer uma média de 40 exames mensais.

O anúncio feito nesta semana se soma a outros ocorridos nos últimos dois anos, em sua maior parte fruto de esforço coletivo promovido pela Associação Amigos do HC (AAHC), entidade criada por voluntários para obter recursos e ações voltadas a melhorias no hospital. Lançada oficialmente em março de 2018, em meio a rumores sobre o possível fechamento do hospital, a associação permitiu realizar mudança significativas na estrutura do HC, que passou a contar com enfermarias melhor equipadas e remodelação do saguão de entrada.

Anúncio foi feito em coletiva na sede da prefeitura (Fábio Matavelli)

 

Centro cirúrgico

Em outubro do ano passado, a prefeitura e a associação inauguraram o novo centro cirúrgico, com três salas de cirurgia, área de circulação, posto de enfermagem e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). A ala estava fechada e sem uso desde 2013 mas, por iniciativa da AAHC e com estudos da UTFPR, o local pôde ser reformado com recursos destinados pela Justiça Federal, que também adquiriu equipamentos, somados aos que foram comprados pelo município. Com o novo anúncio, o espaço que já fazia cirurgias mais simples agora passa a atender em alguns casos de média complexidade.

 

Pronto Atendimento

Em março, o novo Pronto Atendimento Infantil (PAI) 24 horas foi inaugurado, permitindo que, em um mês, o número de atendimentos tivesse um acréscimo em 15%, aumento atribuído à repercussão sobre a oferta de nova estrutura e também à alta incidência das doenças respiratórias sazonais. No mesmo período, o hospital passou a contar com novas salas de curativo, de inalação, farmácia, laboratório para coleta de exames, consultórios, atendimento de serviço social e sala de acolhimento para vítimas de violência.

 

_2019_ (167)

LEGENDA: Anúncio foi feito em coletiva na sede da prefeitura

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.