Menu
em

Prédio do Campus da UTFPR em Ponta Grossa pode ser tombado

Foto: José Aldinan

Os conselheiros do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) aprovaram por unanimidade a inclusão do Campus da UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Ponta Grossa no inventário cultural do município. A reunião aconteceu em novembro do ano passado.

Isso abriu portas para que as instalações da UTFPR-PG sejam tombadas pelo patrimônio cultural do município. Na ocasião da reunião, a conselheira Fernanda Aparecida Henneberg fez uma apresentação sobre o imóvel, apresentando aspectos históricos e culturais que justificassem o tombamento do prédio do Campus da UTFPR.

A Prefeitura de Ponta Grossa afirmou em nota enviada à reportagem do Diário dos Campos e portal DCmais que a votação sobre o tombamento da propriedade deve ocorrer em meados de julho de 2024.

História e conservação

O prédio do Campus da UTFPR – PG foi construído na década de 1950, para a construção de um seminário, sob coordenação do Padre Bernard Nolker, com arquitetura típica da época. Na década de 1990, a propriedade foi doada para o antigo CEFET, que se tornou UTFPR no ano de 2005.

A conselheira Fernanda Aparecida Henneberg defendeu que as intervenções feitas no imóvel até o momento foram mínimas, apenas para uso, incluindo “a instalação de piso tátil e demais adequações de acessibilidade”. Porém, a fachada, capela e demais aspectos arquitetônicos permanecem originais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile