Um mesmo ovo de Páscoa pode ser encontrado com preços até 24% diferentes nos maiores mercados de PG. É o que aponta levantamento feito pelo DC que comparou oito opções de quatro marcas nos folhetos promocionais e sites das redes Condor, Tozetto e Muffato.
A maior diferença percentual foi identificada no ovo de 277g do Sonho de Valsa (Lacta), cuja variação foi de 24,1%. Já a menor foi nos ovos de 166g do Batman e da Barbie (Lacta), que tiveram uma diferença de apenas 1,9%.
Em termos monetários, o Ferrero de 225g se destacou com R$ 13,41 de diferença de um local para outro.
Ano passado
No ano passado o DC também fez uma pesquisa de preços de opções de ovos de Páscoa em PG. De lá para cá, a maior alta foi a no ovo do Sonho de Valsa, que ficou 29% mais caro.
Em contrapartida, duas opções ficaram mais baratas, considerando o menor preço encontrado nas três maiores redes de mercados de PG: o Serenata do Amor (Garoto), que baixou 3,7%, e o KitKat (Nestlé), que diminuiu 15%.
Nacionalmente, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro da Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), a média de alta do preço dos ovos de chocolate é de 27,3% da Páscoa de 2022 para a de 2023.
Variedade
De acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), neste ano as grandes indústrias estão ofertando 440 itens de Páscoa, sendo 163 lançamentos – resultado de novas parcerias, ingredientes, formatos, sabores e combinações de produtos.
Pesquisa de preços
Para ajudar os consumidores a economizar, o aplicativo Menor Preço Nota Paraná, desenvolvido pela Celepar em parceria com a secretaria estadual da Fazenda, é um grande aliado do bolso dos cidadãos.
Nele, o consumidor escaneia o código de barras do produto desejado ou digita o nome do item e o aplicativo mostra os preços registrados nas notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos comerciais.