em

Prazo para pedir revisão do IPTU de PG encerra nesta terça

Foto: José Aldinan/DC

Encerra nesta terça-feira, 30 de maio, o prazo para o pedido de revisão do IPTU 2023 de Ponta Grossa. Podem fazer a solicitação todos aqueles que identificaram alguma divergência no valor ou na metragem do imóvel indicada no boleto do imposto.

O pedido de revisão do IPTU pode ser feito na Praça de Atendimento do Paço Municipal ou de forma online, pelo site da Prefeitura (acesse através deste link).

Aos que pretendem pedir isenção do imposto, o prazo vai até o dia 31 de outubro. Têm direito:

  • Quem é proprietário de um único imóvel com metragem de até 70 m² utilizado para residência própria, com renda mensal de até 2 salários mínimos;
  • Deficientes físicos, mentais ou invalidez permanente: proprietário de um único imóvel com metragem de até 140 m² utilizado para residência própria com renda mensal de até 2 salários mínimos;
  • Quem tem mais de 65 anos: proprietário de um único imóvel com metragem de até 140 m² utilizados para residência própria, com renda mensal de até 2 salários mínimos;
  • Sociedades recreativas, esportivas e cooperativas de consumo desde que comprovado caráter beneficente ou não lucrativo, e somente em relação aos imóveis ou parte deles ocupados para a prática dessas específicas finalidades.

IPTU 2023

Segundo a secretaria municipal da fazenda, o IPTU 2023 conta com 180.269 cadastros em Ponta Grossa. A expectativa é de uma arrecadação de mais de R$ 170 milhões, entre imposto e taxas.

Porém, até a semana passada quase 60 mil contribuintes ainda não tinham feito nenhum pagamento referente ao IPTU 2023.

“Seja em cota única, primeira, segunda e terceiras parcelas, o número de inadimplentes é alto, representando cerca de R$ 16,5 milhões. Esses recursos fazem muita falta aos cofres do município, principalmente na infraestrutura”, afirmou o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, ressaltando que do total arrecadado com o IPTU, 25% é investido em Educação e quase 22% na Saúde, restando 53% para outras áreas.

Saiba mais: IPTU 2023 de Ponta Grossa tem quase 60 mil inadimplentes

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.