Menu
em

PR-151: quando inicia a duplicação entre PG e Palmeira?

Foto: José Aldinan/DC

Anunciadas no final do ano passado, as obras de duplicação da PR-151, num trecho de 6,8 km entre Ponta Grossa e Palmeira, ficarão apenas para 2024. A informação foi repassada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) à reportagem do portal DCmais.

“Atualmente estão em elaboração os projetos executivos das obras contempladas, que irão definir com precisão os serviços necessários bem como os prazos. No caso da duplicação da PR-151, a previsão de início das obras é para março de 2024”, disse o órgão do Governo do Estado.

A duplicação será executada pela RDN Participações Ltda., anteriormente denominada RodoNorte, devido a um acordo de liquidação contratual feito na Justiça que inclui também obras próximas a Guarapuava. Ele foi homologado em 7 de dezembro de 2022 e determina que todas as obras sejam finalizadas até 7 de dezembro de 2025.

O trecho da PR-151 que receberá as obras de duplicação vai da saída de Ponta Grossa até o entroncamento com a PR-438, ou seja, o “trevo do Guaragi”.

Obras de conservação

Enquanto a duplicação não inicia, o Governo do Estado está executando obras de conservação na PR-151. Estas, porém, englobam o trecho de 42 quilômetros que liga os municípios de Ponta Grossa e Palmeira.

Segundo o DER, os serviços iniciaram em março deste ano com fresagem e tapa-buracos, e atualmente estão sendo feitos “remendos profundos” – em que “a base do pavimento é recomposta com aplicação e compactação de brita graduada simples (BGS), seguida por nova camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), compondo a capa asfáltica da rodovia”, como detalha o DER.

“Após o término dos remendos profundos (cujos serviços foram prejudicados pelas chuvas recentes), serão iniciados os remendos superficiais, recompondo locais em que os danos estão restritos à capa asfáltica, estando a base da pista preservada”, explica o órgão.

“Estas melhorias devem ser realizadas ao longo de 60 dias, com operação pare e siga nos pontos com intervenção. Os serviços devem ser realizados ao longo de todo o trecho entre os dois municípios, em todos os pontos em que houver necessidade de melhorias”, complementa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile