em

PR-151 entre PG e Carambeí é liberada por volta da meia noite. Veja fotos

Guincho retira carreta de combustíveis sendo retirada na PR-151

As duas pistas da PR-151 entre Ponta Grossa e Carambeí só foram liberadas às 23h55 de quarta-feira (14), depois de 17 horas interditada devido ao acidente com o bitrem carregado com 58 mil litros de combustíveis.

Segundo o major do 2º GB, major André Lopes, vazaram cerca de 50 mil litros de óleo diesel, gasolina e etanol, que escorreram para o Rio Pitangui. O ponto de captação de água da Sanepar, que abastece Ponta Grossa, fica acima do local do acidente.

Espuma foi utilizada para prevenção de incêndio e resfriamento dos tanques

O trabalho foi coordenado pelo Corpo de Bombeiros, que inicialmente teve que manter distância da carreta por risco de explosão. Posteriormente providenciou barreiras de contenção do combustível e resfriamento dos tanques.

Guindastes foram utilizados para retirar os tanques e o cavalo da carreta. Separar o cavalo dos tanques foi uma das dificuldades no final do trabalho, que só foi concluído minutos antes do início desta quinta-feira. Houve congestionamento durante todo o dia nos dois sentidos da PR-151.

O caminhão seguida para São Paulo e o acidente ocorreu a poucos metros de um novo radar na rodovia, recentemente instalado. Na manhã desta quinta-feira (15) técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) devem ir ao local.

Devem recolher amostras de água e terra para avaliar o impacto ambiental causado pelo acidente. O Rio Pitangui deságua no Rio Tibagi, que abastecem cidades como Tibagi e, mais adiante, Londrina. A Sanepar informou que está monitorando a qualidade da água.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.