em

Posse do bispo Dom Bruno terá ritos e restrições; veja quais

Foto: Divulgação Diocese de Ponta Grossa

Momento solene, a posse do novo bispo da Diocese de Ponta Grossa acontece neste sábado (10). A Santa Missa com Rito de Tomada de Posse Canônica do bispo Dom Bruno Elizeu Versari inicia às 10 horas. Ele será o sexto bispo da Diocese, sucedendo Dom Sergio Arthur Braschi. O evento será repleto de ritos, regras e algumas restrições. Veja como deverá ocorrer a celebração:

Posse do bispo Dom Bruno

Uma cruz e um báculo (espécie de cajado) utilizados na celebração pertenceram a Dom Antônio Mazzarotto. Ele foi o primeiro bispo da Diocese de Ponta Grossa, em 1930. A cruz será apresentada a Dom Bruno na entrada solene na Catedral. Ele a beijará e em seguida aspergirá a si mesmo e o povo com água benta.

O bispo se dirigirá, então, à capela do Santíssimo para um momento de oração pessoal. O báculo lhe será entregue por Dom Sergio no ato de posse, logo depois da apresentação e leitura das letras apostólicas. Isso será feito junto com a tomada de posse da cátedra (cadeira do bispo).

Lugares reservados

Haverá lugares reservados na Catedral para algumas autoridades civis e militares e espaços reservados para os ministros ordenados, convidados, familiares e outros provenientes de Campo Mourão.

Fotografias

Os profissionais do serviço de filmagem e fotografia só serão admitidos para o acesso ao lugar, próximo do presbitério, mediante prévia autorização do cerimoniário. Serão credenciados fotógrafos oficiais da Diocese, não sendo permitido a circulação no interior da Catedral por terceiros.

Pronunciamentos

Os pronunciamentos no final da celebração estarão reservados somente ao bispo emérito, Dom Sergio Arthur Braschi, à presidência do Regional sul 2 da CNBB, ao representante do clero, Padre Jaime Rossa, e à representante das autoridades civis, à prefeita municipal de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.

Faixas e cartazes

Não será permitido o uso de faixas, cartazes ou banners no interior do templo. Estes poderão ser anexados, antecipadamente, na parte externa da Catedral.

Presidentes

A celebração terá o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, como presidente do Rito de Posse. O bispo administrador apostólico, Dom Sergio Arthur Braschi, presidirá a Santa Missa.

Arcebispos e bispos

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, terceiro bispo de Ponta Grossa (1991-1997), será uma das presenças. Atualmente, ele é bispo emérito da Arquidiocese de São Salvador (BA). Outros 16 arcebispos/bispos e o abade do Mosteiro da Ressurreição, Dom André Martins também confirmaram presença.

Outros bispos

Estarão em Ponta Grossa para a tomada de posse os arcebispos de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, e de Maringá, Severino Clasen, e Anuar Battisti (emérito); e os bispos Reginei José Modolo (auxiliar de Curitiba), Dom Celso Antônio Marchiori (São José dos Pinhais), Dom Edmar Peron (Paranaguá), Dom Walter Jorge Pinto (União da Vitória), Amilton Manuel da Silva (Guarapuava), Mário Spaki (Paranavaí), Marcos José dos Santos (Cornélio Procópio), Antôno Braz Benevente (Jacarezinho), Aparecido Donizete de Souza (auxiliar de Cascavel), Edgar Xavier Ert (Palmas/Francisco Beltrão), João Carlos Seneme (Toledo), Meron Mazur (Prudentópolis). (As informações são da Diocese de Ponta Grossa)

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.