Menu
em

Por que todos os chafarizes de Ponta Grossa estão desligados?

Estruturas têm função ornamental e de umidificação do ambiente

Foto: José Aldinan

As altas temperaturas verificadas nesta semana evidenciaram uma curiosidade: todos os chafarizes de Ponta Grossa, instalados em logradouros públicos da cidade estão desligados. Além do aspecto ornamental dos monumentos, eles também têm a função de manter a umidade do ar, especialmente em praças.

Chafarizes de Ponta Grossa

Poderia ser uma questão de economia de água, energia elétrica ou nos reparos de máquinas. No entanto, por meio de nota, a prefeitura informou que “está sendo feita substituição das bombas e limpeza no sistema. Assim que for finalizado, serão religados”. Historicamente, o município tem dificuldade em manter os equipamentos ligados. À medida que o verão se aproxima, relembre quais estão desligados e quais foram desativados.

Chafariz de Uvaranas

Instalado no final da década de 1990, o chafariz está localizado em ponto de encontro entre a Avenida General Carlos Cavalcanti e a Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda. Em dias quentes com vento, a água da cascata refresca quem passa pelo local. De tempos em tempo, vândalos colocam sabão em pó na água para ver a espuma tomar conta do local. Status atual: desligado.

Chafariz da Praça Barão de Guaraúna

Instalado ao lado da Igreja Sagrado Coração de Jesus, diante da Avenida Vicente Machado, o chafariz esteve desativado por vários anos, e recebeu revitalização por volta de 2013, quando voltou a funcionar. Fotos no Acervo Casa da Memória sugerem que, décadas atrás, o chafariz ficava no lado oposto da praça. Status atual: desligado.

Chafariz da Praça Barão do Rio Branco

O equipamento se confunde com a história da praça, uma das primeiras a serem criadas no município, cortada por vias importantes como a Avenida Bonifácio Vilela, Rua do Rosário e Rua Augusto Ribas. Recentemente, recebeu obras de revitalização e pintura. No entanto, não foi religado desde então. Status atual: desligado.

Chafariz do Parque Ambiental

O equipamento foi instalado no Parque Ambiental Governador Manoel Ribas, nos anos 1990, quando formava jato no interior de espelho d’água. O funcionamento durou pouco tempo. Desligado por anos, o chafariz e o espelho d’água foram enterrados e foi plantado grama em seu lugar, em abril de 2012. Status atual: desativado

Chafariz do Ponto Azul

Compunha o obelisco erguido diante do Calçadão da Rua Coronel Cláudio, quando foi construído o Memorial Ponto Azul, em 2004. Em 2018, sob a justificativa de que a manutenção das bombas era cara, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos decidiu enterrar o chafariz, plantando grama e flores no local. Status atual: desativado.

Você lembra de mais algum chafariz na cidade e quer contar se está funcionando? Manda mensagem pra gente no whats 42-9959-0286.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile