em

Por telefone, Siate de Ponta Grossa salva bebê vítima de afogamento

Orientações ajudaram família a reverter quadro de obstrução de vias aéreas

Foto de viatura do Siate estacionado ao lado da sede do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa

O Siate de Ponta Grossa voltou a registrar caso de bebê vítima de afogamento, no início da manhã deste sábado (11). A ocorrência foi por volta das 8 horas. Ligação telefônica informava que criança de aproximadamente três dias de vida havia se engasgado com leite, no Bairro Uvaranas.

Bebê vítima de afogamento

O endereço era a Rua Teixeira Mendes, no interior de um condomínio atrás do supermercado Muffato. De imediato, o Corpo de Bombeiros deslocou equipe do Siate para atendimento no local. Enquanto isso, ao telefone, atendente passava orientações aos familiares, em um esforço por reverter o quadro de obstrução de vias aéreas.

De acordo com os bombeiros, isso foi o suficiente. “Após realizadas manobras de desobstrução por orientação do telefonista de emergência, e a avaliação dos socorristas do Siate, o bebê está bem”, informou o Centro de Operações de Bombeiros (Cobom) à imprensa.

Obstrução de vias aéreas

Na grande maioria dos casos de obstrução de vias aéreas, manobras simples, feitas com orientação adequada, são capazes de salvar uma criança. Neste ano, o 2º Grupamento de Bombeiros atendeu, somente em Ponta Grossa, 70 casos de afogamento, envolvendo adultos e crianças. O número é maior que todo o ano de 2020 (61 casos), mas inferior a 2019, quando foram 89 ocorrências.

Foto do subtenente do Corpo de Bombeiros, Flávio Roberto Blum, orientando sobre como fazer a Manobra de Heimlich para salvar bebê vítima afogado
Procedimento feito corretamente pode salvar vidas (Foto: Arquivo DC / Fábio Matavelli)

Como salvar bebê afogado

O Diário dos Campos e portal dcmais produziu, em 2020, reportagem especial com orientação sobre como salvar bebê afogado, a partir do uso da Manobra de Heimlich. Na reportagem, o subtenente Flávio Roberto Blum aceitou gravar um vídeos, mostrando como deve ser realizado  o procedimento. Confira a reportagem a assista ao vídeo, clicando aqui

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.