em

População sai às ruas e PG registra longas filas

No primeiro dia que alguns setores do comércio retomaram às atividades, o que se vê nas ruas de Ponta Grossa é um cenário bem diferente do que foi registrado nos últimos dias. O calçadão da Coronel Cláudio, praticamente vazio nas últimas semanas, deu lugar à grande movimentação nesta segunda-feira (6). Filas se formaram em agências bancárias, casas lotéricas e lojas de departamento. Embora seja possível verificar algumas pessoas usando máscaras, conforme orientação dos órgãos de saúde,  a maioria das pessoas circula sem o item que ajuda na prevenção ao novo coronavírus.  
Por conta da grande aglomeração verificada neste primeiro dia em que as regras para o funcionamento do comércio ficaram mais flexíveis, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) anunciou, no início da tarde desta segunda-feira, por meio de suas redes socais, que estenderá o decreto que dispõe sobre o acesso aos supermercados também aos bancos e lojas de departamento. Pelo decreto publicado no domingo (6), fica limitado o número de clientes que irão poder entrar no estabelecimento, respeitando o limite de uma pessoa a cada 25 metros quadrados, devendo haver o controle através de entrega de identificação numérica, a ser realizado por um funcionário do estabelecimento, identificado e que será a referência para os fiscais. 
Além disso, fica proibido o acesso de idosos (acima de 60 anos) sem máscara e luvas, as quais serão fornecidas pelo estabelecimento; acesso de mais de um membro por família para realizar suas compras e entrada de crianças. O decreto também convoca o Conselho Tutelar de Ponta Grossa para fiscalizar e impedir a entrada de crianças em supermercados, mediante fiscalização presencial e em decorrência de denúncia efetuada pelos canais oficiais.

Comércio 
A abertura de forma escalonada de estabelecimentos comerciais se deu por meio de decreto publicado na sexta-feira (3), que autoriza que o comércio varejista funcione e realize atendimento ao público, respeitando alguns critérios, como horário de funcionamento das 10 às 16 horas, e abertura escalonada, conforme atividade principal.  Além disso, os estabelecimentos devem disponibilizar álcool em gel para utilização de clientes e funcionários; higienização das superfícies de toque; higienizar periodicamente banheiros e pisos; uso de senhas ou outro sistema eficaz, a fim de evitar a aglomeração de pessoas dentro do estabelecimento aguardando atendimento e determinar, caso haja fila de espera, que seja mantida distância mínima de dois metros entre as pessoas. 
A prestação de serviços de atendimento público e privado foi liberada, mediante cadastramento da atividade pelo portal da Prefeitura de Ponta Grossa,  sendo proibidas as salas de espera. Os bares, lanchonetes, restaurantes e demais estabelecimentos de gêneros alimentícios continuam funcionando, exclusivamente, para atendimento de entrega e retirada no local. 
O decreto, no entanto, reforça a recomendação para que a população, se possível, permaneça em casa, e, em caso de necessidade de deslocamento, sejam tomadas as precauções. 

Foto: José Aldinan

Foto: José Aldinan

Foto: José Aldinan

Foto: José Aldinan

Foto: José Aldinan

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.