Menu
em

Pontos inteligentes: placas serão instaladas em mais de 300 locais

Foto: Fabio Matavelli

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) informou que vai instalar placas informativas que utilizam a tecnologia QR Code em mais de 300 pontos de ônibus da cidade nas próximas semanas. A iniciativa, que foi chamada de pontos inteligentes pela Prefeitura de Ponta Grossa, permite que o usuário possa acessar informações relacionadas ao transporte coletivo utilizando a câmera de um smartphone com acesso à internet.

Para isso, basta que o cidadão realize a leitura do código presente na placa utilizando a câmera do aparelho celular. Na sequência, ele será direcionado para uma página onde pode verificar dados relacionados ao sistema tais como as linhas que passam por aquele ponto específico e os horários.

De acordo com o presidente da AMTT, Romualdo Camargo, os primeiros locais a receberem os ‘pontos inteligentes’ serão os terminais do transporte coletivo e depois será estendido para os bairros nas próximas semanas.

“Com a instalação dos pontos inteligentes, os usuários poderão ter acesso facilitado a informações importantes do transporte coletivo. Essa medida beneficia não só os cidadãos de Ponta Grossa, mas também aqueles que visitam a cidade e eventualmente necessitam utilizar o sistema de transporte sem ter conhecimento prévio sobre linhas e horários”, disse Camargo.

Relembre

A tecnologia já havia sendo estudada desde 2019 quando a AMTT implantou as placas, em caráter experimental, em alguns locais da cidade. A experiência durou apenas semanas e o projeto acabou não sendo implantado naquele período.

Segundo a AMTT, a iniciativa não foi descontinuada na época, mas o intervalo entre os anos de 2019 e 2021 se deu em decorrência da verificação da adesão da população e da necessidade da realização de processo licitatório para a compra das metal para substituírem as placas utilizadas no período de testes.

“Também foi observada durante o período de testes uma grande adesão dos usuários que acessavam o sistema em busca de informações relacionadas às linhas e previsão de embarque. Já o ponto negativo foi a incidência de situações de vandalismo, que acabaram por causar a retirada das placas em diversos locais”, lembrou a AMTT.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile