em

Ponto Azul de Ponta Grossa recebe lixeiras subterrâneas

Saiba também porque a Praça Barão do Rio Branco é conhecida como Ponto Azul

A prefeitura finalizou a instalação e liberou o funcionamento da primeira estrutura de lixeira subterrânea no popular Ponto Azul de Ponta Grossa – oficialmente, Praça Barão do Rio Branco, região central da cidade.

Ao todo, dez lixeiras nesse formato devem ser instaladas no Centro, organizando o depósito e recolhimento de resíduos na região. Com a nova estrutura, problemas como resíduos espalhados na rua e nas calçadas depois de depositados nas lixeiras devem deixar de ocorrer.

Para o cidadão que irá descartar os resíduos nada muda. A estrutura é composta por quatro lixeiras, duas para resíduos orgânicos e duas para resíduos recicláveis. Abaixo de cada uma delas, no subterrâneo, estão quatro contêineres de mil litros cada um.

Quando o resíduo é descartado, vai direto para esta estrutura subterrânea e fica armazenado no local até o momento da coleta, que seguirá ocorrendo diariamente, com o levantamento da estrutura através de um sistema de pressão. Somente os trabalhadores responsáveis pela coleta terão acesso a esta estrutura subterrânea.

“A região central, até pela demanda e produção maior de resíduos, muitas vezes enfrenta problema com lixo espalhado antes do caminhão recolher. Com a lixeira subterrânea, a região central ficará ainda mais limpa”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt.

Lixeiras subterrâneas instaladas na Praça Barão do Rio Branco

Ponto Azul de Ponta Grossa

A Praça Barão do Rio Branco há muitos anos ficou conhecida como Ponto Azul, pois era um ponto de embarque e desembarque do transporte coletivo urbano de Ponta Grossa.

A origem do nome remonta à década de 1950. No local, havia uma construção de dois pavimentos, onde também funcionava lanchonete, loja de doces, engraxataria e que era pintada de azul.

O prédio tinha uma marquise, sob a qual os passageiros se abrigavam do sol e da chuva. Na década de 1970 o local foi demolido, permanecendo somente na lembrança das pessoas, que ainda se referem ao local como Ponto Azul.

Em 2004, foi inaugurado na praça o Memorial Ponto Azul, que entre outras coisas, possui um painel que resgata a identidade local em 1958, como ponto de encontro da comunidade. O local foi restaurado e nesta terça-feira (24) será reaberto.

Pintura do novo centro de artes visuais que será entregue nesta terça-feira (24)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.