em

Ponta Grossa zera uso de leitos de enfermaria para covid

Foto: José Aldinan / Arquivo DC

Os números oficiais da covid-19 sugerem que a pandemia segue sob controle, no que se refere a casos, internamentos e óbitos decorrentes de infecção pelo vírus SARS-CoV-2. O boletim oficial de Ponta Grossa revela, nesta segunda-feira (11), 31 novos casos. O número se refere aos registros acumulados de sábado (9), domingo (10) e segunda-feira, já que o município não publica boletim nos finais de semana. Há uma semana, o boletim de segunda-feira trouxe 41 casos.


O documento informou o registro de um novo óbito, após um período de 10 dias sem que nenhuma nova morte por covid fosse informada. O município também zerou o número de pacientes em leitos de enfermaria, fato que não ocorria desde 5 de janeiro deste ano. Há quatro pacientes na ala de UTI, que chegou a ter 15 pacientes simultâneos em 23 de fevereiro.


Com isso, Ponta Grossa soma agora 1.527 óbitos e 80.107 casos confirmados, desde o início da pandemia. O número de pacientes em isolamento (6.651) também caiu para patamares de janeiro.
O Paraná informou, nesta segunda-feira, que a média móvel de casos está em queda. Dentro sete dias, a média foi de 604 novos casos. A variação foi de -42% nos últimos 14 dias, em comparativo com igual período anterior. A redução também ocorre na média móvel de óbitos, que chegou a 1 óbito por dia nos últimos sete dias, revelando variação de -74,4% no período de 14 dias.

Leitos


Essa perspectiva levou a Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR) a deixar de se referir a leitos “exclusivos” para pacientes de covid. Desde 4 de abril, o documento passou a listar apenas leitos hospitalares SUS “preferenciais” para pacientes suspeitos ou confirmados covid-19, dando maior flexibilidade ao uso dos leitos. Dez dias atrás, eram ofertados 503 leitos de UTI; agora são 486. Eram 596 leitos de enfermaria; agora são 576. O número de pacientes nesses leitos era de 241 e caiu para 190 nesse mesmo período.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.