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Ponta Grossa terá Pronto Atendimento Digital

Foto: Arquivo DC

A partir de 5 de agosto, a Unimed Ponta Grossa inicia a operação do Pronto Atendimento Digital, por meio da plataforma Healthtech Laura. Com a iniciativa, a cooperativa torna-se a primeira Unimed do Paraná a oferecer essa tecnologia aos clientes.

O Laura realiza uma triagem online, à qual o paciente informa sintomas de qualquer natureza, inclusive respiratórios. A tecnologia, que segue parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, vai contribuir na redução das necessidades de deslocamento e também no tempo de espera por atendimento.

No mês passado, o Hospital Geral Unimed iniciou a implantação do Robô Laura para auxiliar no diagnóstico precoce de sepse (infecções generalizadas) nos pacientes internados. De acordo com Rafael Francisco dos Santos, diretor administrativo da cooperativa, a ampliação do uso da tecnologia Laura, agora com o PA Digital, é um avanço natural dentro das estratégias da Unimed Ponta Grossa.

O paciente informa os sintomas pela plataforma do Pronto Atendimento Digital e, por meio de inteligência artificial, o sistema entende a gravidade do caso e faz o direcionamento de forma personalizada. Após essa triagem, o paciente pode ser acompanhado de forma remota (por WhatsApp ou pela própria plataforma) ou encaminhado para um teleatendimento com profissional de saúde. Caso identifique a necessidade de atendimento presencial, o Laura encaminha para um hospital, que já terá em mãos o histórico para dar prosseguimento no tratamento.

Para Hugo Morales, diretor médico e cofundador da startup Laura, fornecedora da tecnologia, o Pronto Atendimento Digital vem para atender uma necessidade crescente. A plataforma está disponível para todos os beneficiários Unimed que residam em Ponta Grossa e nos outros 15 municípios da área de ação da cooperativa médica. “O cliente da Unimed Ponta Grossa poderá utilizar o Pronto Atendimento Digital mesmo quando não está na cidade”, disse.

Atendimento da comunidade

A Unimed Ponta Grossa também vai disponibilizar a triagem virtual para toda a população. De forma gratuita, de 5 de agosto até 31 de outubro de 2021, os ponta-grossenses e residentes da região também poderão utilizar a plataforma do Pronto Atendimento Digital.

A iniciativa visa a contribuir com a sociedade especialmente no que diz respeito à pandemia do coronavírus. Apesar da diminuição do número de casos, a pandemia ainda existe e, ao procurar atendimento médico, o paciente deve ser orientado para uma melhor resolução da queixa.

Nos casos em que o paciente não é beneficiário Unimed, se houver necessidade de atendimento presencial após a triagem virtual, ele será orientado a buscar o serviço médico público, ou em hospitais privados, mais próximos.

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