Menu
em

Ponta Grossa terá 700 novas vagas na rede municipal

Legenda (José Aldinan): Diretora Adriane Regina Kozowski, do CMEI Dinailce Cândido Cordeiro, destaca a procura por matrículas na educação infantil.

A Secretaria de Educação de Ponta Grossa integrou 700 novas vagas na rede pública de educação infantil e ensino fundamental, para o ano letivo de 2022. A ampliação se deve à conclusão de dois  Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e de uma escola. O número, no entanto, pode vir a aumentar após a conclusão do Censo Escolar. O cadastro para a matrícula dos novos alunos será realizado realizado até o dia 30 de novembro.

A expetativa é de que o próximo ano letivo inicie com cerca de 31 mil a 32 mil crianças matriculadas na rede municipal. Nos últimos meses, a Educação concluiu as obras do CMEI Maria da Conceição Diniz Cunha (200 vagas), CMEI Vivaldo Sasse (200 vagas) e da Escola Municipal Marly Cecília Camargo Chiaftela (300 vagas). A escola pode atender educação infantil também, mas seu público principal é o ensino fundamental, para crianças até 10 anos.

“Todos os estudantes a partir dos 4 anos completados até o dia 31 de março de 2022 – data de corte definido pelo Ministério da Educação – possuem vagas garantidas na rede, pois trata-se do período obrigatório (pré-escola e ensino fundamental). Já o período não obrigatório, compreendido pelos alunos da creche, possuem as vagas definidas a partir dos critérios sociais e de vulnerabilidade social”, explicou a nota encaminhada pela Secretaria de Educação.

Orientações

A orientação é para que os pais busquem a unidade escolar mais próxima da residência dos novos alunos e que sigam as instruções das unidades escolares no caso das rematrículas. De acordo com a Secretaria de Educação, no caso das rematrículas não há a necessidade de um novo cadastro. Elas podem ser feitas no mesmo local de ensino de 16 a 19 de novembro.

A Secretaria destaca que o atendimento no ensino fundamental está normalizado, com todas as condições necessárias para o retorno presencial seguro aos alunos. “Será mantida até o final do ano a oferta de ensino remoto para as famílias que assim optarem”, informou.

Para a educação infantil, todo segmento pré-escola está sendo atendido, conforme a opção dos responsáveis. Já no segmento creche, os CMEIs recebem os alunos conforme a demanda e seguindo a capacidade de atendimento de cada unidade.

A diretora do CMEI Dinailce Cândido Cordeiro, Adriane Regina Kozowski, disse que a expetativa para 2022 é que os pais tenham segurança em mandar os filhos de forma presencial para a escola. “Neste ano fomos pegos de surpresa, pois achávamos que tudo voltaria ao normal. Então temos a expectativa de que próximo ano os alunos possam voltar normalmente, pois a educação presencial faz falta”, disse ela.

Adriane acrescentou que a maior procura pelas matrículas são de crianças do infantil 2, 3 e 4. “Os cadastros permitem uma organização para o próximo ano. A partir deles, podemos nos organizar para a distribuição das vagas de forma que nenhuma criança deixe de ser atendida”.

Documentação para cadastro de novos alunos

– Certidão de Nascimento da criança

– Carteira de Vacinação atualizada (no início do ano letivo de 2022)

– Comprovante de Residência – Talão de Luz

– Documentos pessoais dos pais ou responsáveis legais: Carteira de Identidade/RG e CPF

– Comprovante de rendimento – contrato de trabalho, carteira profissional assinada, holerite de pagamento ou recibo de prestação de serviço. (Especificamente para o segmento creche)

– Cartão do SUS da criança

– Cartão do NIS/Bolsa Família – se estiver inscrito no programa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile