O número de denúncias de violação de direitos contra a pessoa idosa caiu no município de Ponta Grossa ao longo de 2020, conforme aponta levantamento disponibilizado pelos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) a pedido do Diário dos Campos e portal dcmais.
De acordo com os números, em 2018 Ponta Grossa recebeu 512 denúncias, das quais 398 acabaram se confirmando. No ano seguinte, foram 574 denúncias. Embora tenham sido 62 denúncias a mais, o número de casos confirmados foi de 299, cerca de 25% a menos. No ano de 2020 a redução foi ainda maior. O número de denúncias caiu para 373, e foram confirmados 165 casos de violação de direitos de idosos.
Os dados mostram que, no ano de pandemia, houve redução de 47,9% nas denúncias e de 44,8% nos casos confirmados e acompanhadas pelas equipes de serviços dos CREAS em relação ao ano anterior.
Problemas com subnotificação
A redução no número de denúncias e casos de violação de direitos dos idoso em Ponta Grossa traz um alento. Mas é preciso destacar o contexto de pandemia de covid-19, na qual muitos serviços públicos passaram a funcionar no sistema remoto, ou foram interrompidos, como lembra a diretora do departamento de Proteção Social Especial, Thais Verillo.
“Na verdade, acreditamos que devido à pandemia, quando as pessoas se fecharam em casa, houve essas sub notificações. Ou seja, as violências continuaram acontecendo, no entanto não foram identificadas por terceiros (agentes de saúde, vizinhos, familiares). Enfim, toda rede de apoio e comunitária do idoso foi interrompida pela pandemia. Com as orientações de quarentena, e para preservar esses idosos, foram cortados esses vínculos, impossibilitando uma desconfiança e/ou até uma identificação de algum sinal de violência”, destaca.
Principais casos
Segundo Thais, as situações mais identificadas, em Ponta Grossa, pelas equipes são as de negligência e exploração financeira. “Quando nossas equipes recebem a denúncia, temos um serviço para verificar, vai uma assistente social até a residência, procedendo a denúncia, ela encaminha para o CREAS realizar o acompanhamento da situação”, destaca Thais.
Rede de atendimento
Em Ponta Grossa os idosos podem contar com o atendimento dos serviços do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), com os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com os Centros de Convivência para Idosos (Cecons) e também com os serviços de acolhimento, através de termo de colaboração, quando há situação de abandono ou identificado violência grave. As denúncias devem ser feitas através da Polícia Militar.
Junho Violeta
Neste mês, diversos segmentos da sociedade vêm apoiando a causa de proteção aos idosos. Junho foi instituído como mês dedicado à conscientização contra a violência da pessoa idosa, e a cor violeta vem simbolizando a campanha. Diversas igrejas de Ponta Grossa, assim como o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais e o Shopping Palladium coloriram suas fachadas com a cor, como forma de alertar para a necessidade de cuidado dos idosos no dia a dia.
Denúncias de violação de direitos de idosos
– 2018: 512 denúncias / 398 confirmadas;
– 2019: 574 denúncias / 299 confirmadas;
– 2020: 373 denúncias / 165 confirmadas;
– 2021 (até maio): 174 denúncias / 87 confirmadas
fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura / Assistência Social
Canais de denúncias
156 (telefone ou site da prefeitura)
Disque 100
Disque idoso Paraná 0800 141 0001
Ou nos próprios CREAS
CREAS I: Rua Dr. Colares, 320 Ed. Ouro Preto, esquina Banco Itaú Telefone 3220 1065 ramal 2076
CREAS II: Rua Des. Joaquim Ferreira Guimarães, 21 Jd. Carvalho Telefone 3220 1065 ramal 2075