Menu
em

Ponta Grossa deve antecipar abertura de cápsula do tempo

Monumento do Sesquicentenário guarda caixa de metal com documentos de 50 anos atrás

Monumento do Sesquicentenário fica diante da Catedral / Foto: José Aldinan

Cinquenta anos atrás, uma caixa de metal foi lacrada dentro de um monumento erguido no meio da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Ponta Grossa. O chamado Monumento do Sesquicentenário (150 anos da cidade) encerra até hoje a caixa: uma “cápsula do tempo”. Em setembro de 1973, ponta-grossenses colocaram dentro da cápsula fotos, documentos, moedas ou algo mais. A proposta era que ela só seria aberta quando a cidade completasse 200 anos. Ou seja, neste ano de 2023.

A cápsula do tempo de Ponta Grossa

A cápsula do tempo deveria ficar encerrada até setembro, no aniversário da cidade. Mas, as comemorações do bicentenário do Município estão intensas, de tal forma que a Secretaria Municipal de Cultura já decidiu que vai antecipar a abertura da caixa.

A intenção é que a cápsula seja retirada em algum momento entre julho e agosto, em data ainda a ser definida. Segundo o secretário municipal de Cultural, Alberto Portugal, ainda será preciso consultar o Compac, uma vez que a praça é tombada como patrimônio histórico. O que se sabe é que a abertura deverá ocorrer na presença de representantes da imprensa, revelando o que os ponta-grossenses de antigamente julgavam importante de ser revelado 50 anos à frente de seu tempo.

E a nova cápsula do tempo?

Alberto Portugal, explica que ainda estão sendo discutidos quais itens devem fazer parte da nova cápsula do tempo. Mas ele já adianta que ela não ficará no mesmo local. “A nova cápsula do tempo será colocada na Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda, em algum lugar nas proximidades do Chafariz de Uvaranas (veja aqui a região no mapa). A área ligava a região das Colinas do Pitangui ao Centro, tendo sido depois trajeto da linha férrea e hoje via de ligação entre bairros. “Planejamos fazer não apenas um, mas vários monumentos produzidos por artistas locais. Ainda estamos elaborando o processo licitatório para isso”, acrescenta.

Preservação

O Diário dos Campos e portal DCmais tem especial interesse em divulgar o conteúdo e fazer parte da composição da nova cápsula do tempo. Isso porque o periódico é testemunha e protagonista do progresso em Ponta Grossa e região há 117 anos.

Cápsula foi exposta em 2020

Em 2019, vândalos arrancaram a placa que selava a cápsula no Monumento ao Sesquicentenário. Ela ficou sobre a calçada da praça, diante da Catedral, entre a madrugada do dia 14 de janeiro de 2020 até a tarde do dia seguinte (relembre aqui). Em seguida, o Município devolveu a cápsula ao local, e voltou a fechar o monumento, que deve ser aberto este ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile