em

Ponta Grossa teve 1.697 acidentes e 2.084 vítimas em 2021

PG teve 1.697 acidentes e 2.084 mil vítimas em 2021
Número de ocorrências em 2021 pode ter sido ainda maior levando em consideração que o Samu também é responsável por atendimentos. Foto: José Aldinan

O 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros – Siate atendeu 1.697 acidentes na área urbana de Ponta Grossa em 2021, que resultaram em 2.084 vítimas e 16 óbitos. Os dados foram repassados pela corporação a pedido da reportagem do Diário dos Campos e detalham o número de óbitos por região e as ruas onde mais ocorreram acidentes de trânsito no ano passado.

O número de ocorrências com vítimas em 2021 pode ter sido maior, considerando que o Samu também atende de colisões com feridos. Em casos de apenas danos materiais, apenas a Polícia Militar e a Guarda Municipal prestam atendimento no local.

Se comparado janeiro do ano passado com o mesmo período de 2022, a quantidade de acidentes apresentou redução de 32,4% neste ano. O número de pessoas feridas também foi maior em 2021.

Ao todo, foram 180 vítimas de acidentes naquele mês contra 124 no mesmo período desse ano. Por outro lado, o primeiro mês de 2021 teve apenas uma morte. Já neste ano, foram dois óbitos registrados nos locais de acidente. As vítimas que eventualmente vão a óbito nos hospitais não são computadas pelo Siate.


Uvaranas lidera número de acidentes

De acordo com os dados do Corpo de Bombeiros, Uvaranas liderou as estatísticas como sendo o bairro onde mais ocorreram acidentes em 2021. Em seguida apareceu o Centro e a Nova Rússia. Juntos, os três bairros somaram mais de 730 acidentes. Ou 43% do total de acidentes de trânsito.


Regiões com mais mortes em 2021

Mesmo que Uvaranas tenha sido campeão em número de acidentes, foi o bairro Chapada que mais registrou óbitos em 2021. Das 16 mortes, quatro foram nessa região. O Jardim Carvalho figurou em segundo lugar, com três mortes, e a Nova Rússia em terceiro, com dois óbitos.


Bairros com mais pessoas feridas

Os acidentes ocorridos em Uvaranas totalizaram 416 vítimas. O bairro também liderou o ranking do número de feridos. O Centro aparece em segundo lugar e o bairro Nova Rússia em terceiro. As três regiões somaram juntas 916 pessoas com ferimentos no ano passado.


Cinco ruas com maior número de ocorrências

Com base nos dados repassados pelo Corpo de Bombeiros, o ranking das cinco vias públicas onde mais foram registradas colisões é liderado pela Avenida Carlos Cavalcanti, em Uvaranas. Na via ocorreram 60 acidentes em 2021.

Em seguida, por ordem do número de ocorrências, apareceram a Avenida Souza Naves, no bairro Chapada e a Avenida Ernesto Vilela, bairro Nova Rússia. As duas vias são utilizadas por motoristas que seguem em direção às rodovias, PR-151 e BR-373, que cortam Ponta Grossa.
Em quarto lugar apareceu a Avenida Visconde de Mauá, no bairro de Oficinas e em quinto a Rua Balduíno Taques, no Centro.

G teve 1.697 acidentes e 2.084 mil vítimas em 2021
Infográfico mostra balanço de acidentes ocorridos em Ponta Grossa no ano passado. (Arte: Matusalém Vozivoda)

***

Prefeitura planeja adequações de vias

Questionada sobre as vias que lideram o ranking de acidentes, a Prefeitura de Ponta Grossa enviou a seguinte a nota:

“A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública informa que empreende constantes ações no intuito de ampliar a segurança viária na cidade. Em relação aos cruzamentos e vias citadas, o Departamento de Engenharia de Tráfego da SMCS, já estuda adequações, como a revitalização da sinalização, implantação de redutores de velocidade e adequações semafóricas, incluindo alterações no sincronismo e a troca, quando verificada a necessidade,  dos dispositivos semafóricos, passando-os para o padrão internacional de 3 focos, o que contribui para diminuir as situações de avanço de sinal.

A exemplo dessas adequações, recentemente foi feita a implantação de um radar na avenida Carlos Cavalcanti (próximo ao 13º BIB). Além desse dispositivo, também estão sendo desenvolvidos estudos para a adequação de parte do sistema semafórico da via, bem como a  instalação de dispositivos voltados à segurança viária no cruzamento com a Dom Geraldo Pellanda.

Já a Visconde de Mauá e Visconde de Taunay também há previsão de reposicionamento dos dispositivos redutores de velocidade no intuito de ampliar a segurança viária nos locais.

Quanto a Balduíno Taques, além da análise constante e medidas de reforço da sinalização, o Município também avalia constantemente e promove, quando necessárias, alterações no sincronismo semafórico.Quanto à Souza Naves, a Prefeitura trabalha em conjunto com a PRF, uma vez que o trecho é de responsabilidade da União. Além dessas medidas, a Prefeitura também planeja o reforço das ações de educação no trânsito junto à comunidade.”

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.