Menu
em

Ponta Grossa terá peça de teatro gratuita com fantoches

Imagem: Divulgação

Uma peça de teatro com fantoches vai se apresentar em Ponta Grossa nesta semana. A Trip Teatro inicia este mês uma turnê pelos três estados da região Sul do Brasil, com a peça ‘Kasperl e a cerveja do Papa’. As apresentações no Paraná se dividem em duas cidades. O teatro com fantoches celebra a cultura e as tradições germânicas, e antecipa as comemorações dos 200 anos das imigrações alemãs para o Brasil, festejados em 2024.

Em Ponta Grossa, o grupo se apresenta nos dias 20 e 24 de junho, no Centro de Estudos Cênicos Integrado (CECI) e no auditório do Bloco A da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em Curitiba, dias 21, 22 e 23 de junho, no Teatro Laboratório (TELAB), Goethe Institut e GastBier Brewpub.

A companhia percorre ainda com a peça municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina até o final do mês de julho. Essa turnê pelos três estados da região sul é possível por meio de uma parceria com o Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

Com atuação e manipulação de Willian Sieverdt, responsável por dar vida a dez personagens diferentes na peça, e trilha sonora de Rodrigo Fronza, ‘Kasperl e a Cerveja do Papa’ resulta de uma longa pesquisa desenvolvida pela companhia. O teatro com fantoches tem a direção de Paco Parício, que é pesquisador da cultura popular em geral na Europa. Os bonecos manipulados na peça integram uma coleção original alemã do final do século XIX que foram doados pelo Museu Casa de Los Títeres, da Espanha, à Trip Teatro.

Sobre a peça

O espetáculo tem como base a chegada da notícia da visita do papa num antigo mosteiro, conhecido por produzir a melhor cerveja da região. Além de permitir um olhar para o passado dessa manifestação artística popular dos bonecos, a produção contempla ainda outro aspecto cultural e econômico com traços das tradições germânicas: a cultura cervejeira.

Nas suas pesquisas, a companhia descobriu que entre imigrantes germânicos para Santa Catarina, vieram também alguns bonequeiros que desenvolveram essa manifestação do teatro de bonecos popular alemão entre as décadas de 1950 e 1960 em municípios como Jaraguá do Sul, Blumenau, Pomerode e Rio do Sul. “Por isso, a peça recupera uma tradição, junto com a música e a cerveja”, define o idealizador e diretor da Trip Teatro, Willian Sieverdt, que dá alma ao boneco Kasperl.

A trilha sonora desempenha um papel à parte na peça. “O acordeon era um instrumento que queríamos usar desde o início, por ser muito utilizado nas músicas folclóricas alemãs”, lembra o músico Rodrigo Fronza que criou a trilha sonora e a executa ao vivo, também com o uso do violino do diabo, ou teufelsgeige, típico da cultura germânica.

Na avaliação do diretor, Paco Parício, há ainda dualidades que se complementam no palco. Kasperl, por exemplo, representa o popular enquanto a personagem da marquesa é o seu contraponto. “Tudo isso tem a ver com a tradicional estética do teatro de títeres europeu”, comenta.

Trip Teatro

A Trip Teatro foi criada em 1989 e se confunde com a trajetória de seu fundador, Willian Sieverdt. Aos 12 anos, ele ingressou num grupo de teatro, ligado à Fundação Cultural de Rio do Sul, e nunca mais parou. Nos anos 1990, o grupo participou por cinco anos seguidos do Festival Théâtres de Marionnettes – Charleville Mézières, na França, o maior do gênero no mundo. A companhia Trip Teatro logo alcançou visibilidade e reconhecimento internacional, com apresentações em todos os estados brasileiros, além de 14 outros países e três continentes (América do Sul, Europa e Ásia).

Programação

Espetáculo Kasperl e a cerveja do papa, da Companhia Trip Teatro, no Paraná.

Em Ponta Grossa:

Dia 20 de junho (ter) | às 19h | CECI – Centro de Estudos Cênicos Integrado

Dia 24 de junho (sáb) | às 14h | UEPG – auditório do Bloco A – Unidade Central

Dia 24 de junho (sáb) | às 15h | GTU – Grupo de Teatro Universitário (workshop)

Em Curitiba:

Dia 21 de junho (qua) | às 19h | Teatro Laboratório (TELAB) – FAP/UNESPAR

Dia 21 de junho (qua) | às 20h | Teatro Laboratório (TELAB) – FAP/UNESPAR (workshop)

Dia 22 de junho (qui) | às 19h30 | Goethe Institut Curitiba

Dia 23 de junho (sex) | às 20h | GastBier Brewpub

A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile