Menu
em

Ponta Grossa terá ‘PARAJEM’ para alunos com deficiência

JEM abriga atualmente o Festival da Inclusão. Foto: Divulgação

A prefeita Elizabeth Schmidt sancionou na última semana a lei que cria os Jogos Paradesportivos Estudantis Municipais (PARAJEM). O projeto encabeçado pelos vereadores Felipe Passos e Daniel Milla havia sido aprovado em setembro pela Câmara Municipal de Ponta Grossa.

Conforme o texto da lei, os PARAJEM vão ser realizados simultaneamente aos Jogos Estudantis Municipais (JEM). Nos dois últimos anos, a Secretaria de Esportes não realizou a competição em decorrência da pandemia de covid-19. A próxima será a 36ª edição.

“Todas as modalidades são de nosso interesse seja na iniciação, no desporto escolar ou no esporte de rendimento. Nós ficamos felizes com o sancionamento. Gostamos muito de fomentar e dar a oportunidade para as pessoas que têm suas limitações. É importantíssimo que aconteça”, frisa o secretário de Esportes, Marco Raasch.

No entanto, para ser colocado em prática, os PARAJEM dependem de um estudo junto às instituições de ensino de Ponta Grossa.

“Nós precisamos entender a demanda dessa competição quando formos organizar. Quantas pessoas participariam? Quais as modalidades? E quais as limitações classificadas teremos? Cabe um estudo e uma pesquisa que está em nossa pauta e planejamento”, explica Raasch.

Anteriormente, o próprio JEM abrigava o Festival da Inclusão, que fechava a programação dos Jogos. No Festival, as crianças com deficiência participavam de atividades relacionadas ao atletismo, basquetebol, voleibol e futebol. O Festival da Inclusão tinha como palco o Centro Esportivo para Pessoas com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile