em

Ponta Grossa terá o Zé Gotinha nas ações de vacinação

(foto: divulgação/Governo Federal)

A cidade de Ponta Grossa terá o seu próprio Zé Gotinha para atuar nas ações e campanhas de vacinação. É o que revela a publicação do Diário Oficial da prefeitura.

O governo municipal abriu a licitação 46/2024 para adquirir uma fantasia original do Zé Gotinha, que deve seguir os padrões do Ministério da Saúde. O investimento será de até R4 8,1 mil.

Atualmente, com 38 anos, o Zé Gotinha é parte de uma das conquistas brasileiras mais significativas: o Programa Nacional de Imunizações (PNI) , que completou 50 anos de existência em 2023. O sucesso da mascote, especialmente nas décadas de 80 e 90, ajudou o Brasil e o PNI a eliminarem a poliomielite do território nacional. O último caso de pólio no país foi registrado em 1989.

A gotinha agora será injetável

O Ministério da Saúde vai substituir as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP) que é injetável, de modo que o esquema vacinal contra a doença será exclusivo com VIP.

A decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos com a VIP.

A partir de 4 de novembro, com a VOPb deixando de ser utilizada, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal ficará assim:

  • 2 meses – 1ª dose
  • 4 meses – 2ª dose
  • 6 meses – 3ª dose
  • 15 meses – dose de reforço

Leia mais: Ponta Grossa será sede da maior Corrida de Aventura da Mulher do país

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.