em

Ponta Grossa tem o maior número de vagas da nova fase do Mais Médicos no Paraná

(foto ilustrativa/Freepik)

A assistência em saúde no Brasil será reforçada com a abertura de mais 3,1 mil vagas para o Programa Mais Médicos. De maneira inédita, o governo federal vai disponibilizar vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico- raciais, como negros, quilombolas e indígenas.

No Paraná, a nova fase do programa terá 233 vagas distribuídas em 113 municípios de todas as regiões paranaenses. As inscrições começaram às 7h desta terça-feira, 2 de julho, e vão até as 18h de sábado, 6 de julho.

A cidade de Ponta Grossa foi contemplada com 15 vagas, em seguida aparece a capital Curitiba com 13 vagas e a cidade de Apucarana com 12 vagas. O município aparece novamente em destaque no edital do Programa Mais Médicos com o maior número de vagas.

Em abril do ano passado, o edital do programa do Governo Federal havia contratado 30 médicos para atuar nas Unidades de Saúde de Ponta Grossa.

Região dos Campos Gerais

Outras cidades da região dos Campos Gerais também foram contempladas com vagas do Programa Mais Médicos: Palmeira com 4 vagas, Piraí do Sul também com 4, Prudentópolis com 3 e Castro com 1 vaga.

Bolsa-formação para os médicos

Será concedida bolsa-formação de R$ 14.058,00/mês, que poderá ser paga pelo prazo de 48 meses. Os percentuais das vagas válidas no novo edital obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos o qual prevê o mínimo de 20% de cotas étnico-raciais, e a lei de cotas para PCD, com o mínimo de 9%.

Entenda o edital do Mais Médicos

Para os grupos étnico-raciais, serão ofertados 20% das vagas, priorizadas da seguinte forma:

  • para municípios que têm 2 vagas: 50%
  • para municípios que têm entre 3 a 10 vagas: 20%
  • para municípios que têm mais de 10 vagas: 20%

Podem participar da seleção profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.

Leia mais: Ponta Grossa tem o melhor saldo de empregos dos últimos cinco anos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.