em

Ponta Grossa tem baixo índice de transparência da vacinação, diz TCE

Arte: dcmais

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) está cobrando dos municípios mais transparência sobre a vacinação anti-covid. Levantamento indica que apenas 30% das prefeituras atendem pelo menos 80% dos critérios estipulados para a aferição do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) relacionado à imunização. Ponta Grossa está entre os piores, com somente 15%.

No ranking estadual, a maior cidade dos Campos Gerais ocupa a 328ª posição entre os 399 municípios. Se considerar apenas os dez mais populosos, Ponta Grossa aparece no último lugar. Foz do Iguaçu e Guarapuava, por exemplo, atendem 100% dos critérios. Colombo – a penúltima entre as principais – tem 35%.

Em contato com a reportagem, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) ressalta que “todos os dados são informados nas plataformas do Estado, porém o TCE busca no site da Prefeitura as mesmas informações”.

O TCE-PR, em contrapartida, enviou aos prefeitos no início deste mês a solicitação de ajustes nos portais da transparência oficiais. As adequações devem usar como referencial o manual do órgão.

Deste documento que possui 11 itens com diferentes ‘pesos’, Ponta Grossa atende somente três. São eles: a divulgação dos processos de aquisição de vacinas em aba específica, a divulgação destacada em site oficial de endereços, telefones e horários de funcionamento das salas de vacinação e a divulgação dos processos de aquisição de insumos relacionados à imunização.

“A FMS está trabalhando em conjunto com o Departamento de Tecnologia da Informação (TI) para melhorias na plataforma de publicidade dos dados. Esse processo está lento, pois a equipe da TI está focada, nesse momento, na operacionalização do site para os agendamentos da vacina”, justifica a Fundação.

A principal conclusão da pesquisa do TCE-PR é de que, apesar dos municípios paranaenses estarem dando ampla publicidade às ações necessárias para imunizar a população contra o coronavírus, ainda há bastante espaço para melhorar a transparência sobre o tema na maioria das prefeituras. Conforme apontado em relatório final, a média paranaense de atendimento aos critérios ficou em 54,2%.

100%

Ao todo, 36 cidades cumpriram integralmente os itens do levantamento. As maiores são Foz do Iguaçu e Guarapuava. Dos Campos Gerais e do Centro Sul estão Arapoti, Imbituva, Inácio Martins e Irati.

5%

No total, 29 prefeituras apresentaram a menor pontuação observada, de 5%. Não há cidades da região de Ponta Grossa entre elas. No entanto, logo acima, com 10%, estão Ipiranga e Teixeira Soares.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.