Menu
em

Ponta Grossa tem 55% dos pontos de ônibus sem cobertura

Foto: Arquivo DC / Fábio Matavelli

Aproximadamente 45,8% das paradas de ônibus em Ponta Grossa possuem abrigo/cobertura. A estatística foi fornecida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), a pedido da reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, e é resultado do levantamento mais atualizado promovido pela AMTT, através de georreferenciamento.

Os técnicos verificaram que Ponta Grossa possui 2.620 pontos de ônibus, dos quais somente 1,2 mil possuem cobertura. O número é um pouco diferente do informado pela AMTT em 2018, quando a assessoria de imprensa do órgão disse haver 3,5 mil paradas de ônibus na cidade. Na ocasião, foi evidenciado que somente 34,2% dos pontos possuíam abrigo. A diferença apresentada agora seria resultado dessa contagem atualizada, promovida pela autarquia entre 2017 e 2019.

A reportagem verificou com a Viação Campos Gerais (VCG), empresa que realiza o serviço de transporte público na cidade, que informou número muito próximo ao apresentado pela autarquia: 2.673 pontos.

Para tentar suprir a demanda pelos abrigos, que ainda é alta, o município contratou empresa que está fazendo a instalação de novos abrigos. No total, estão previstos mais 228 coberturas em metal.

“O prazo de instalação é final de fevereiro, mas provavelmente será necessário adiar devido às dificuldades ocasionadas pela pandemia e falta de materiais no mercado. Até agora foram instalados somente 15 abrigos completos e iniciadas e concretadas as bases de aproximadamente 160”, informou nesta quinta-feira (14) a assessoria de imprensa da prefeitura.

Diego Wesley dos Santos, 33 anos, faz uso rotineiro do transporte público, ele acha que os novos pontos são tão bons quanto os antigos. “Nenhum deles protege contra chuva. A gente se molha do mesmo jeito. Mas acho que parecem resistentes”, diz. Cada novo ponto custa, em média, R$ 3.156, incluindo a instalação dos pavers no solo.

Editais

Mesmo após a conclusão das instalações, a cidade ainda terá mais de mil pontos sem cobertura. O município vem instalando coberturas  em outros locais, a partir de medidas compensatórias realizadas por empreendimentos na cidade, mas em menor número. Um desses fica próximo à UPA Santa Paula. O diferencial é que ele tem revestimento em acrílico no entorno.

No ano passado, o município também lançou outro edital, através da AMTT. Mas a concorrência pública 001/2020 resultou deserta em julho, sem interessados. Ela propunha que empresa do segmento privado instalasse 440 novos pontos com cobertura, podendo fazer uso deles para publicidade. Nesse momento, não há previsão de abertura de novo edital nesse formato.

Locais dos pontos

Também foram relocados quatro para o Pontos de Ligação Rápida (PLRs) da Rua Siqueira Campos. Alguns locais previstos inicialmente terão que ser revistos, pois já possuíam abrigo e alguns foram impedidos de colocar por moradores. Segundo o órgão, alguns proprietários de imóveis se recusam a ter o equipamento instalado diante de suas casas, o que leva a AMTT a definir outros locais na sequência. Até agora, os novos equipamentos foram instalados em quatro bairros: Contorno, Ronda, Cará-Cará e Uvaranas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile