O boletim municipal da covid-19 em Ponta Grossa revelou, nessa quinta-feira (18), a inclusão de 22 novas confirmações de pacientes com a doença. É o maior número de casos positivados em 24 horas desde que teve início a contagem – o recorde anterior era 14.
Com isso, chega a 214 o total de confirmações, dos quais 71 estão recuperados. O boletim também informa que há 140 pessoas em isolamento domiciliar, uma internada em enfermaria e uma em UTI. Município segue com um óbito atribuído à doença, enquanto outros 23 tiveram resultado negativo para covid-19.
Entre os 22 novos casos estão dois profissionais de saúde. É o terceiro dia seguido que o boletim inclui entre os confirmados profissionais que atuam no atendimento a pacientes. Foram seis nesta semana.
Treze pacientes suspeito de covid-19 estão hospitalizados. São quatro a mais que no dia anterior. A taxa de ocupação de leitos exclusivos para atedimento da covid-19, no Hospital Universitário, é de 70% na UTI e de 60% nos leitos clínicos. No início da noite, o HU atualizou esses números, revelando ocupação de 66,5% na UTI e 80% em leitos clínicos. Segundo o boletim municipal, nos demais hospitais da cidade há apenas um caso confirmado, internado em enfermaria.
Mais testes
O aumento no número de casos pode estar relacionado com o avanço do contágio, mas também com o aumento no número de testagens. Nesta semana, a prefeitura intensificou as testagens em Unidades Básicas de Saúde e anunciou maior testagem em profissionais de saúde e segurança pública. No entanto, o número de casos recuperados subiu de 67 para 71, indicando que a maior parte dos 22 novos casos se refere a contágios ocorridos há menos de 15 dias.