em

PG tem 20 mil pessoas que não procuraram 2ª dose contra covid

Foto de certificado e comprovante da carteirinha de vacinação.
Foto: Divulgação

Ponta Grossa totaliza no início desta semana 25 mil pessoas que não receberam a segunda dose contra a covid-19. Desse total, cerca de 20% (cinco mil pessoas) fazem parte do público que não completou o intervalo necessário para aplicação. Diante dos números informados à reportagem pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), é possível concluir que cerca de 20 mil ponta-grossenses que tomaram a primeira dose não voltaram a procurar imunização contra o coronavírus.

Questionada sobre o ritmo da vacinação em Ponta Grossa, a administração municipal reforçou que na última semana reduziu o intervalo para 21 dias entre aplicação de primeira e segunda dose. “Esperamos avançar mais rápido na aplicação das segundas doses”, afirma a Fundação.

Conforme a atualização mais recente do Vacinômetro, 99,1% da população de Ponta Grossa acima dos 12 anos de idade recebeu pelo menos uma dose de vacina contra covid. Então quantas pessoas não se vacinaram em Ponta Grossa?

Apenas 2.545 moradores da cidade não procuraram imunização contra a doença pandêmica e estão sujeitos aos sintomas mais graves. Desses, 879 são adultos (18 anos ou mais) e 1.666 são adolescentes (de 12 a 17 anos).

2ª Dose

De acordo com a FMS, 80,4% da população vacinável de Ponta Grossa recebeu as duas doses (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer) ou a dose única da Janssen, o que significa mais de 234 mil pessoas imunizadas.

Pouco mais da metade dos adolescentes ponta-grossenses ainda precisam completar este ciclo. Dos 31.972 jovens entre 12 e 17 anos que residem em Ponta Grossa, 16.552 ainda não receberam a segunda dose.

Reforço

Há um mês, o Ministério da Saúde estendeu a todos os adultos (18 a 59 anos) a aplicação da dose de reforço (DR) da Pfizer. Os dados mais recentes do Vacinômetro de Ponta Grossa mostram que 26.239 residentes da cidade receberam a DR.

Para atingir a totalidade deste público, a Fundação ainda precisa percorrer um caminho longo. Restam ainda 193 mil ponta-grossenses aguardando aplicação da dose de reforço. O intervalo entre D2 e DR passará a ser de quatro meses.

Ponta Grossa faz nova etapa para aplicar 2ª dose da Pfizer

O Departamento de Imunização e da Atenção Primária de Ponta Grossa vai realizar nesta quarta (22) e quinta (23) a aplicação de segunda dose de Pfizer para todos acima de 12 anos que tomaram a primeira dose no dia 2 de dezembro ou antes desta data. São duas mil doses disponíveis para a população. O agendamento começou no final da tarde de ontem (20) e ainda restavam 860 vagas até às 19h.

Vacinação de crianças no Brasil só vai ocorrer no ano que vem

A Anvisa aprovou na quinta-feira (16) a indicação da vacina da Pfizer para imunização contra covid em crianças de 5 a 11 anos de idade. A aprovação permite o início do uso da vacina no Brasil para esta faixa etária. No entanto, a vacinação de fato vai ficar para 2022.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o governo só vai divulgar posição oficial no dia 5 de janeiro. Haverá uma audiência pública no dia anterior no Ministério da Saúde que servirá de base para a decisão final.

Neste final de semana, o presidente Jair Bolsonaro disse que gostaria que a vacinação das crianças só fosse possível com autorização médica.

A vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.

A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

A vacina das crianças também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por dez semanas em temperatura de 2ºC a 8ºC.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.