Menu
em

Ponta Grossa soma 53 denúncias de violência contra idosos em 2021

Polícia Civil irá intensificar inquéritos durante os próximos 30 dias

Foto: AEN

A Polícia Civil apura 53 denúncias de violência supostamente praticadas contra idosos em Ponta Grossa entre o início deste ano até o mês de setembro. Os dados foram repassados pela Polícia Civil, a pedido do Diário dos Campos e portal dcmais. O trabalho de investigação se intensifica ao longo dos próximos 30 dias, como parte da Operação Vetus (idoso, em latim), que ocorre em todo o país. A iniciativa consiste em um mutirão de investigações voltadas a casos de violência contra idosos.

Violência contra idosos

A estatística de Ponta Grossa sugere que, em média, ocorra pelo menos um caso de violência contra idoso a cada semana. No entanto, esse dado se refere apenas às denúncias. Não reflete, necessariamente, o número de situação consumadas, que tende a ser maior.

No entanto, a apuração também pode revelar casos de duplicidade, quando uma mesma ocorrência gera mais de uma denúncia, ou quando o crime é recorrente para determinada vítima.

Em todo o estado, se estima que serão apuradas pela operação 11,5 mil denúncias até o dia 18 de novembro. As atividades também se estendem a todos os outros 25 estados e no Distrito Federal. A medida acompanha o Plano Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa reprimir e prevenir a violência contra a população idosa.

A operação se detém apenas sobre denúncias registradas no Estado através do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Ações da Operação Vetus

Ainda estão previstas visitas e inspeções em casas de repouso e abrigos. O objetivo é garantir a plena convivência e segurança dos idosos, além de ampliar a rede de proteção desse público.

Essa é a segunda edição da Operação Vetus. Em 2020, ela possibilitou a apuração de 556 denúncias no estado, 14 delas em Ponta Grossa. Na ocasião, o período compreendido das denúncias foi entre abril e junho de 2020. (com informações da AEN)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile