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Ponta Grossa sedia testes nacionais de ônibus elétrico

'Embarca' é uma plataforma que vende as passagens para diversas empresas de transporte intermunicipal (Foto: Divulgação)

O trecho entre Ponta Grossa e Curitiba foi escolhido para sediar os testes nacionais da primeira operação brasileira intermunicipal com ônibus rodoviário elétrico. A novidade é fruto de uma parceria entre a Expresso Princesa dos Campos (responsável pelas viagens), Marcopolo (montadora do veículo) e BYD, maior fabricante mundial de baterias de fosfato de ferro-lítio e de veículos 100% elétricos.

A novidade foi anunciada neste mês e os testes têm previsão de durar 90 dias. De acordo com informações obtidas pelo site Automotive Business, a recarga total das baterias é realizada em quatro horas. “Com autonomia para rodar até 300 km e capacidade para transportar 44 passageiros, o ônibus possui chassi BYD D9F – apto para receber carroçarias com até 13,2 m de comprimento, com motor BYD de 250 kW acoplados ao eixo traseiro. A Marcopolo forneceu a carroçaria Viaggio 1050”, explica o site.

Caminhão elétrico

A indústria de baterias e veículos elétrico BYD é responsável tanto pelo ônibus que está entrando em operação no trecho entre Ponta Grossa e Curitiba, quanto pelo caminhão elétrico da Usina Termoelétrica a Biogás (UTB) de Ponta Grossa, que entrou em operação no mês passado.

A coleta direcionada à UTB, que produz energia através de resíduos orgânicos a princípio coletados de grandes geradores, é feita pelo caminhão, carregado com a produção própria. Ele tem capacidade de carregar até 7 toneladas por viagem e segundo a BYD é o primeiro e único veículo deste tipo na região Sul do país.

 “Apenas um caminhão deixa de emitir 82 toneladas de CO2 por ano comparado a um outro veículo a combustão, o equivalente ao plantio de 577 árvores. As vantagens operacionais dos equipamentos 100% elétricos movidos a bateria de lítio da BYD têm permitido que as empresas reduzam as emissões de gases poluentes e ainda diminuam os custos em suas operações”, explica Henrique Antunes, especialista da BYD.

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