em

Ponta Grossa retira restrições ao comércio, mas mantém máscara, álcool e termômetro

Foto: Arquivo DC

O presidente do Sinlojas em Ponta Grossa, José Carlos Loureiro Neto, acredita que a volta plena do funcionamento do comércio não deve implicar em aumento significativo de contágios pelo novo coronavírus. A medida foi anunciada pelo prefeito Marcelo Rangel na sexta-feira (16), e o decreto 17.900 regulamentou a decisão em Diário Oficial complementar nesta terça-feira (20).

“Com o comércio aumentando as horas de trabalho, isso vai dividir ainda mais os clientes. Vai ser mais seguro para a população ir no comércio, porque aumentando os horários haverá menos pessoas ao mesmo tempo fazendo compras”, diz.

Continua a recomendação de uso de máscara e de álcool gel por clientes e funcionários. A aferição de temperatura também está mantida. “Também podem entrar crianças em supermercados. Embora, a gente entenda que isso deva ocorrer em casos nos quais a família não tem com quem deixar a criança para fazer compras”, comenta Loureiro Neto, que também é secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional.

Apesar de ter sido mantida a aferição de temperatura, segundo ele, se houve caso em que um cliente foi detectado com febre ao entrar em loja, esse caso não foi registrado. “Conversei com um dono de rede de supermercado. Ele me disse que foi medida a temperatura de 600 mil pessoas por mês, e nenhum cliente apresentou febre”, garantiu. Diante da notícia de retirada da exigência, alguns mercados já autorizaram a entrada de crianças nesse final de semana.

Recomendações

Conforme antecipado por Rangel em live na sexta e em seu programa de rádio nessa segunda-feira, o município retira nesta terça-feira (20) as proibições, acreditando que a população fará sua parte. Ou seja, as medidas de prevenção contra a covid-19 permanecem em vigor, porém sob a forma de recomendação.

“Não acabou a covid, não! Mas os números estão lá embaixo, graças a Deus, e a gente pode voltar todos os setores. Então, agora não tem mais proibição, tem recomendação. Crianças, idosos, por favor não entrem em lugar com muitas pessoas”, disse Rangel na rádio.

Ele disse que estudos apontam que está seguro frequentar lugares abertos como ps parque. No sábado e domingo foi grande a presença de famílias no Parque de Olarias, por exemplo.

Linha do tempo

20 de março – O prefeito anuncia o fechamento do comércio de rua em Ponta Grossa. Medida é tomada um dia antes da primeira confirmação de caso de covid-19 a entrar no município, e passa a valer em 23 de março.

6 de abril – Comércio se torna escalonado. Abertura ocorre entre 10 e 16 horas de segunda a sexta. Cada ramo de atividade tem autorizado dois dias da semana para atendimento ao público.

23 de abril – Decreto autoriza reabertura de shoppings centers, das 16 às 22 horas. Medida serve para lojas e praça de alimentação.

1º de junho – É anunciada a ampliação dos horários de atendimento. A partir de 3 de junho, o atendimento se mantém escalonado por segmento, porém com abertura entre 9 e 17 horas.

9 de junho – Escalonamento e horários são mantidos. Prefeitura obriga atendimento prioritário para quem estiver usando máscaras.

15 de junho – Escalonamento do comércio passa a ser conforme horário, e não mais de acordo com dia da semana.

19 de junho – Decreto autoriza funcionamento de todo o comércio durante quatro horas diárias, à tarde. Medida beneficiou setores como de venda de calçados e artigos de vestuário.

27 de julho – Comércio passa a funcionar com escalonamento por dia, novamente. Cada segmento atende seus clientes dois dias por semana.

3 de agosto – Decreto autoriza que comércio abra também aos sábados. Volta o escalonamento por horário, e não mais por dias da semana. Comércio de rua funciona das 10 às 18 horas. Shoppings e galerias das 12 às 20 horas.

25 de agosto – Horário de atendimento passa a ser das 9 às 19 horas de segunda a sábado, com horários escalonados. Nos shoppings, das 11h30 às 21 horas de segunda a sábado; domingo das 14 às 21 horas.

20 de outubro – Novo decreto autoriza 100% de funcionamento do comércio, sem escalonamento de dias ou horários, retornando ao sistema anterior a 20 de março. Atendimento no comércio de rua deve ir das 8 às 20 horas, conforme interesse do estabelecimento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.