em

Ponta Grossa registra mais de 100 queimadas no mês de agosto

Equipe do DC flagrou queimada no bairro Chapada (foto: José Aldinan)

O Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa registrou 106 queimadas em vegetação do dia 1º até a manhã desta segunda-feira, dia 19 de agosto. O número preocupa os moradores que moram perto de terrenos baldios e ainda aqueles que sofrem de doenças respiratórias.

Nesta segunda-feira (19), o site AccuWeather que monitora a qualidade do ar nas cidades, apontou que na cidade de Ponta Grossa a qualidade do ar está ruim. “O ar atingiu um nível de poluição elevado e não é saudável para grupos sensíveis. Reduza o tempo destinado às atividades ao ar livre caso esteja sentindo sintomas como dificuldade de respiração ou irritação na garganta”, diz o site. Com as queimadas, a poluição e dificuldade de respirar ficam ainda piores.

A equipe de reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais esteve na manhã desta segunda-feira (19) em um atendimento do Corpo de Bombeiros. A equipe apagou um incêndio em vegetação em um terreno baldio na rua Carlos Coimbra da Luz, no bairro Chapada. No local, havia muita fumaça e parte da vegetação já queimada. Não houve registro de feridos.

A equipe do DC ainda registrou mais um flagrante de queimada de vegetação próximo ao trevo Eurico Batista Rosas.

A equipe do DC ainda registrou mais um flagrante de queimada de vegetação próximo ao trevo Eurico Batista Rosas (foto: José Aldinan)

Como denunciar as queimadas?

A Prefeitura de Ponta Grossa recebe denúncias sobre queimadas através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As denúncias podem ser feitas diretamente pelo telefone (42) 3220-1000 – Ramal 2308, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Fora desse horário, a população pode ligar para o 156, que atende 24 horas por dia. A multa para quem coloca fogo é de R$ 2,5 mil.

A população ainda pode ligar para o 193 do Corpo de Bombeiros caso a queimada apresente riscos de atingir casas e pessoas.

E ainda as denúncias podem ser feitas ao Instituto Água e Terra (IAT) ou ao Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, da Polícia Militar do Paraná.

No IAT, a denúncia deve ser feita para o serviço de Ouvidoria, disponível no Fale Conosco. É importante informar a localização e os acontecimentos de maneira clara. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos.

No Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, a denúncia é feita pelo site da Ouvidoria da Polícia do Estado. Se preferir, ligue para o Disque Denúncia: 181.

Equipe do DC flagrou queimada no bairro Chapada (foto: José Aldinan)

Leia mais: Bolão de PG com 75 cotas ganha na quadra da Mega Sena

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.