Menu
em

Ponta Grossa registra dois incêndios em apenas uma manhã

Com um intervalo de apenas três horas, Ponta Grossa registrou dois incêndios na manhã de quarta-feira (9). As ocorrências foram registradas no Núcleo Santa Paula, bairro Contorno, e na Vila Cipa, bairro Colônia Dona Luiza. O município vem enfrentando uma onda de incêndios e, se comprado a outras cidades de mesmo porte, tem liderado o ranking dessas ocorrências no estado.

O primeiro incêndio foi por volta das 7h42 da manhã quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o fogo em um VW/Kombi. A fumaça chamou a atenção dos moradores da Rua Jaboticabeira logo no início da manhã.

Mesmo com o trabalho dos profissionais, boa parte do automóvel ficou deteriorado. Ninguém ficou ficou ferido e os bombeiros não souberam informar o que teria causado o incêndio.

Algumas horas depois, às 10h30, os bombeiros foram acionados novamente para conter o incêndio em uma residência de madeira localizada na Rua Antonina, esquina com a Rua Rio Branco do Sul.

A casa foi totalmente tomada pelas chamas e no local haviam diversos materiais recicláveis como garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, além de roupas e calçados jogados. Esses materiais, segundo os bombeiros, contribuíram para que o fogo que se alastrasse rapidamente.

O subtenente Rosaldo Antônio Ribeiro participou do combate ao fogo e confirmou que o local se tratava de uma residência abandonada. “Nós já tínhamos vindo nesse endereço para retirar uma árvore que havia caído aqui. E hoje voltamos com quatro bombeiros para controlar o incêndio e fazer o rescaldo”, disse.

Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. As causas do que teria iniciado o fogo não foram informadas. No local não havia indícios de fiação elétrica.

Residência de madeira na Vila Cipa ficou totalmente destruída pelo incêndio na manhã de quarta. (Foto: Júlio César)

Incêndios em veículos

Ponta Grossa tem enfrentado uma onda de incêndios em residências e veículos desde o ano passado. O município também lidera o ranking de ocorrências desta natureza se comparado com outras cidades do estado de mesmo porte.

Segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Ponta Grossa tem uma frota de 223.178 veículos. Em 2021, de 1 de janeiro a 24 de novembro, os Bombeiros atenderam 83 incêndios em veículos.

Ou seja, é como se a cada 2.688 veículos, um pegasse fogo. Já em Cascavel, dividindo a frota (250.839) pelas ocorrências (58), o resultado é de um incêndio a cada 4.324 veículos. Trocando em miúdos, quase a metade ante Ponta Grossa. Lá tem 27 mil veículos a mais e 25 ocorrências a menos.

No comparativo proporcional com Curitiba, Ponta Grossa teve quase três vezes mais ocorrências de incêndios em veículos. A quantidade de veículos que pegou fogo na cidade representa 0,0372% do total da frota, enquanto que Curitiba equivale a 0,0126%. A superioridade dos índices percentuais e proporcionais se repete em relação a Londrina e Maringá, cidades com frotas bem superiores a de Ponta Grossa.

Incêndios em imóveis

Com os incêndios ocorridos em imóveis a situação é bem parecida onde Ponta Grossa é a cidade onde, proporcionalmente, mais são registradas ocorrências de incêndios entre os quatro maiores municípios do interior do Paraná.

É o que mostram os atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros, de 1 de janeiro a 8 de dezembro de 2021, quando os números de ocorrências foram cruzados com a quantidade de imóveis de Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Fazenda, Ponta Grossa tem cerca de 163 mil imóveis. No ano passado, os Bombeiros atenderam 742 incêndios em residências, estabelecimentos comerciais e industriais. É como se a cada 219 imóveis, um tivesse pegado fogo, ou 0,45%.

Em Londrina, dividindo o número de imóveis (260 mil) pelas ocorrências (765), o resultado é um incêndio a cada 339 imóveis. Lá tem 97 mil imóveis a mais e 23 ocorrências a menos. Em Cascavel e Maringá, a quantidade de imóveis que pegou fogo é, proporcionalmente, a mesma e representa 0,38% do total de imóveis em cada uma delas. As duas cidades têm praticamente a mesma idade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile