A Oficina de Introdução à Gastronomia. Houve a participação de 10 mulheres do Programa Guarda Solidária. A oficina de gastronomia em Ponta Grossa, contrapartida à Lei de Incentivo a Eventos de Grande Fluxo Turístico na cidade (Nº 12.066/14), possibilitou que as participantes aprendessem a fazer cupcakes.
Nicelle Moraes, chefe da Divisão de Alta Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial da FASPG, enfatizou que a oficina oferece uma nova fonte de renda e permite que a culinária gere um dinheiro extra.
Oficina de Gastronomia em Ponta Grossa
A instrutora Melissa da Silva Ciuneck ensinou três sabores de cupcake e percebeu o entusiasmo das participantes. “Eu creio que elas saíram daqui motivadas a fazer uma renda ou em casa, para os filhos e netos”, finaliza. As participantes mostraram-se animadas e interessadas, com muitas perguntando sobre cursos futuros no Senac.
Guarda Solidária
O Programa Guarda Solidária, gerido pela Fundação de Assistência Social em parceria com a Vara da Infância e Juventude, visa garantir o direito à convivência familiar e evitar o acolhimento institucional de crianças em situação de risco. Além do apoio psicossocial e de uma bolsa auxílio por um ano, o programa articula com a rede de atendimento municipal para auxiliar na superação da vulnerabilidade.
AdeTur
Karen Kobilarz, gerente da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur), ressalta a importância da qualificação: “Com qualificação, há melhor atendimento, experiência positiva, economia forte e uma cidade estruturada para receber pessoas”. O 4º Fórum de Gastronomia dos Campos Gerais faz parte do Circuito Gastronômico, realizado pela AdeTur com patrocínio da Águia Florestal, com o apoio de várias instituições e organizações. (Das assessorias)