Menu
em

Ponta Grossa recebe novo parklet

Fotos: José Aldinan

Nos últimos dias Ponta Grossa passou a contar com um novo parklet; desta vez, na rua Balduíno Taques. A estrutura, pública, fica em frente ao restaurante Villa Kozina, responsável pela instalação e pela manutenção da estrutura.

O novo parklet de Ponta Grossa faz parte do projeto “Nossa Vaga”, sancionado há seis anos pela Prefeitura. De lá para cá, apenas duas estruturas semelhantes foram montadas: uma na Rua Fernandes Pinheiro e outra na Rua Engenheiro Schamber (ao lado da Praça Marechal Floriano Peixoto, da Catedral).

O projeto da nova estrutura da “Balduíno” foi protocolado em agosto e executado nos últimos dias. O espaço conta com mesas e bancos fixos e banquetas colocadas diariamente das 17 horas à meia noite, com manutenção e limpeza diárias feitas pelo estabelecimento. No total, são 3 mesas e 32 lugares.

Parklets em Ponta Grossa

Gerido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), o projeto Nossa Vaga define os parklets como estruturas construídas em vagas de estacionamento de veículos a fim de proporcionar mais espaços de lazer para a população.

“O programa amplia espaços de lazer e permanência para as pessoas, em locais que anteriormente eram ocupados por carros, ao mesmo tempo que incentiva o transporte à pé na cidade. Qualquer cidadão poderá utilizar os parklets, sendo a manutenção e conservação de responsabilidade do empreendedor. Não será permitida sua exploração comercial”, afirma o site do instituto.

“O parklet é uma espécie de ‘mini-parque’ temporário implantado e mantido pela própria população sobre as vagas de estacionamento na via. As vagas de estacionamento são espaços públicos de utilização potencialmente privada, já que um carro estacionado pode ocupar por longas horas uma área de cerca de 10 m² que poderia, em muitos casos, ser mais bem utilizada para outras atividades”, complementa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile