em

Ponta Grossa quer vacinar 9,8 mil pessoas em três dias: veja quem deve ir à UBS

A campanha de vacinação contra a Influenza encerra na próxima terça-feira (30). Para realizar uma força-tarefa e imunizar o maior número possível do público-alvo, a Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa, no Paraná, oferecerá na segunda (29) e na terça-feira (30) mais um espaço para que a população possa se vacinar. A ação acontecerá no container do Espaço Saúde, no Parque Ambiental, das 9h30 às 15h30. Ainda nesses dois últimos dias da campanha, as 20 salas de vacina, distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão em funcionamento, mas o desafio é grande.

Até essa terça-feira (24), 95.606 pessoas haviam sido vacinadas. A imunização em pessoas com mais de 60 anos e em profissionais de saúde teve resultado positivo atingindo a meta proposta pela FMS de vacinar 90% da população inserida nesses grupos. “A preocupação principal agora é vacinar as 8 mil crianças, 1,5 mil gestantes e 300 puérperas faltantes para que a nossa meta seja alcançada”, afirma a enfermeira da Atenção Primária, Daniele Fabian, revelando que há apenas três dias (26, 29 e 30) para atender a toda essa população.

De acordo com a FMS, a meta estipulada para a vacinação ainda não foi alcançada entre as gestantes, pessoas com deficiência física, puérperas e crianças maiores de seis meses e menores de seis anos. Um dos objetivos de disponibilizar a imunização no Parque Ambiental é proporcionar mais um espaço acessível para que o público-alvo possa se vacinar.

Durante a ação, a equipe da FMS dará suporte na fila, orientando o processo de conferências e aplicação das doses, além de controlar a aglomeração de pessoas. Em caso de chuva, a ação poderá ser cancelada para evitar transtornos.

 

Quem pode

Podem se vacinar as pessoas pertencentes aos grupos prioritários de todas as fases e que ainda não foram imunizados: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com deficiência; gestantes; puérperas até 45 dias; adultos de 55 a 59 anos de idade; professores das escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários; idosos com mais de 60 anos; e trabalhadores da saúde. Nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) a vacinação ocorre das 09h às 12h e das 13h às 16h.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.