em

Ponta Grossa proíbe corte de árvores até 10 de outubro

Objetivo é ação educativa

Ninguém pode cortar árvores em áreas públicas de Ponta Grossa pelos próximos 30 dias. É o que diz o decreto 17.642, publicado no último dia 10. Conforme detalha o texto, a medida tem intenção educativa, fazendo alusão à Semana do Meio Ambiente – que ocorreu em junho – e também à pandemia de covid-19.

Segundo a prefeitura, a iniciativa se mostra necessária, diante do “atual quadro histórico de pandemia que exige reflexão por parte de toda a sociedade quanto aos efeitos humanos sobre o meio ambiente”.

Na prática, o decreto só reforça outras leis municipais que impedem o corte de árvores sem autorização prévia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No entanto, a publicação coincide com a florada dos ipês, e também com o período de maturação de frutos das amoreiras silvestres. Duas árvores que dividem opiniões. De um lado, a beleza e sabor adocicados; do outro, a sujeira que fica nas calçadas. Já a solicitação de autorização para poda é feita on-line, no site da prefeitura, mediante orientações por meio de manual de práticas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.