em

Ponta Grossa proíbe acesso de robôs às notas de falecimento

Reprodução / site PMPG

A Prefeitura adotou, nesta semana, uma ferramenta para impedir o acesso de “robôs” às notas de falecimento de Ponta Grossa, disponíveis no Serviço Funerário Municipal. Na tarde de segunda-feira (21), foi implementado uma ferramenta de código de confirmação CAPTCHA.

CAPTCHA nas notas de falecimento de Ponta Grossa

Até então, a consulta aos nomes e detalhes (como endereço e filiação) das pessoas falecidas podia ser feita ser nenhum tipo de checagem. Agora, o formulário exige que os usuários preencham um código alfanumérico randômico, como forma de provar que são seres humanos, e não sistemas autônomos de busca e coleta de dados na internet.

O Diário dos Campos e Portal DCmais entrou em contato com a prefeitura, para saber mais detalhes sobre a ferramenta implementada para o acesso às notas de falecimento. Em nota, o município informou que se trata de uma medida de segurança. Confira a resposta na íntegra:

É apenas uma medida de segurança. O CAPTCHA protege contra spam e descriptografia de senhas com um teste simples que prova que você é um ser humano, não um computador tentando invadir uma conta protegida por senha.

Além do Serviço Funerário Municipal, outro setor que exige o preenchimento é o do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que permite a consulta aos processos administrativos do Município. A exigência é dispensada na maioria dos outros setores da página oficial da prefeitura, incluindo o Portal da Transparência. O uso de ferramentas de controle de acesso a dados pessoais vem se tornando ainda mais frequente, especialmente com a aplicação prática de estratégias de Inteligência Artificial (IA), como bots, nos mais variados segmentos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.