em

Ponta Grossa poderá ter voos noturnos da Azul

Companhia vai retomar operação entre PG e Campinas daqui um mês e prevê ampliação de oferta nos Campos Gerais

Representantes da prefeitura, do aeroporto e da Azul concederam uma entrevista ao DC (Foto: José Aldinan)

Daqui pouco mais de um mês, no dia 21 de dezembro os voos comerciais da Azul Linhas Aéreas entre Ponta Grossa e Campinas serão retomados. A oferta, iniciada em outubro de 2016, foi paralisada devido à pandemia – mas, agora, a companhia prevê não apenas a volta dos voos regulares, mas também novidades para a região, como voos noturnos em Ponta Grossa e voos comerciais em Telêmaco Borba.

A informação foi revelada durante uma entrevista transmitida ao vivo pelo portal dcmais, na qual participaram Ronaldo Veras, assessor da presidência da Azul, Comandante C. Hammer, consultor do aeroporto de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, prefeita de Ponta Grossa, José Loureiro, secretário municipal de indústria, comércio e qualificação profissional, e Victor Hugo Oliveira, superintendente do aeroporto de Ponta Grossa.

“Tínhamos 116 bases pré-pandemia, ficamos com 25 e agora estamos retomando a operação para 130 destinos. Em Ponta Grossa teremos voos às segundas, quartas e sextas com ofertas extremamente atraentes, e como a nossa capilaridade em Viracopos [aeroporto de Campinas] é muito grande, lá oferecemos mais condições para se deslocar”, disse Veras.

“O aeroporto de Ponta Grossa está muito bem trabalhado e assim que conseguir executar as adequações que faltam pretendemos colocar também um voo noturno da Azul”, contou o representante da companhia aérea.

Leia também: Aeroporto de Ponta Grossa recebe certificação de segurança da ANAC

Novos desafios

A prefeita destacou que o seu papel é colocar desafios para que a equipe do aeroporto siga avançando – entre eles, há a busca por novos destinos e pela permissão de receber voos executivos internacionais, por exemplo.

“As pessoas que chegarem hoje ao aeroporto vão ver que estamos com acesso precário. Mas por enquanto, porque logo vamos iniciar as obras, que incluem novo acesso”, lembrou ela.

A prefeitura aguarda a liberação de trâmites burocráticos para dar início a obras de mais de R$ 30 milhões que contemplam a construção de nova taxiway (espaço para deslocamento em solo e/ou manobra de aeronaves), reforma e ampliação do pátio de aeronaves, novo estacionamento de veículos e um terminal de passageiros com mais de 2 mil metros quadrados, que passará a ser utilizado para a aviação comercial, enquanto que a executiva ficará no atual.

Sobre novos destinos, o superintendente do Aeroporto, Victor Hugo Oliveira, destaca que os focos são ligar Ponta Grossa à São Paulo e Foz do Iguaçu. “São voos que já tínhamos e perdemos durante a pandemia, e importantes porque São Paulo é a capital de negócios do país e Foz tem em seu parque a mesma empresa administradora do Parque Vila Velha, o que poderia fomentar o nosso turismo. Isso sem contar que em Campinas é possível conseguir voos que vão para o mundo todo”, disse.

O secretário Loureiro lembrou que a ampliação de voos em Ponta Grossa é benéfica não só para a cidade, mas para a região como um todo. “Teve um feriado que tivemos 8 ônibus de turismo que ficaram em PG 4 dias, com um pacote que também englobou o canyon de Tibagi, Witmarsun e Carambeí, por exemplo. Isso sem contar que o aeroporto é um vetor de desenvolvimento, que atrai muitas novas empresas que precisam de voos para trabalhar”, destacou.

Investimentos

Conforme lembrou o Comandante Hammer, entre os diversos investimentos que estão sendo aplicados no aeroporto estão os relacionados à visibilidade.

“Hoje a aeronave vem até um determinado ponto e precisa enxergar a pista para fazer o pouso. esse processo que estamos fazendo para uma das cabeceiras nesse primeiro momento vai garantir que a aeronave venha pra mais perto e mais baixo. Isso representa 80% a mais de ganho na operacionalidade do aeroporto. Estamos na região Sul do pais, mais propensa à meteorologia adversa como chuva forte e nevoeiro, o que atrapalha um pouco o desenvolvimento operacional da aviação porque requer esta sofisticação”, explicou.

Voos comerciais em Telêmaco Borba

Sobre os voos comerciais em Telêmaco Borba, anunciados em outubro para iniciar em 2022, Ronaldo Veras, assessor da presidência da Azul, disse que a intenção é abrir as vendas de passagens no fim deste mês. “Vamos começar a atuar com aeronaves para 9 passageiros. Estamos finalizando as visitas técnicas e a ideia é ligar com a capital, mas ainda estamos fechando os detalhes”, contou Veras.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.