em

Ponta Grossa poderá ser contemplada com R$ 13 mi em doações do IR

Foto: Arquivo DC

A Campanha Dezembro Roxo, de conscientização para que os contribuintes possam escolher onde destinar até 6% do valor do Imposto de Renda, chegou em sua segunda edição neste ano. A porcentagem é destinada como doação para favorecer crianças, adolescentes e idosos que estão em situação de vulnerabilidade social.

As doações podem ser feitas diretamente pelo contribuinte para um fundo de sua escolha. No caso da cidade de Ponta Grossa, os Fundos da Infância e da Adolescência (FIAs) são coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e apoiam diversas entidades que garantem o acesso de crianças e adolescentes aos direitos básicos da vida, como saúde, educação, esportes e cultura. O Fundo Nacional do Idoso também pode receber as doações e são administrados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI).

Dedução

As pessoas físicas podem doar até 31 de dezembro, data limite para conseguir deduzir até 6%. Se a doação for realizada entre os dias 1° de janeiro e 30 de abril de 2021, diretamente pela declaração do IR, até a data limite para declarar, a dedução pode chegar a 3%.

Em ambos os casos, o contribuinte deve declarar pelo modelo completo. Já para as pessoas jurídicas, as doações podem abater até 1%, e esse benefício somente vale para as empresas que são tributadas pelo Lucro Real. Uma vez que a transferência for realizada, o contribuinte deve entrar em contato com o fundo escolhido para conseguir o recibo que comprova a doação.

Como doar

Para doar para o Fundo de Ponta Grossa basta acessar o site da campanha pelo endereço www.dezembroroxo.com.br.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.