em

Ponta Grossa está apta para receber novos cursos de Medicina

Foto: Ilustração

Nesta quarta-feira (4), o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) participou de reunião junto ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação, onde foi lançado o edital para cursos de Medicina, conforme a Lei do Programa Mais Médicos. “Seguirei trabalhando para ampliar ainda mais o número de cursos e regiões no Paraná”, disse o deputado.

De acordo com o edital, o Paraná irá receber 4 novos cursos de medicina. Zeca Dirceu ainda explicou que os cursos de medicina, além de atender o interior do Paraná, vai ampliar e qualificar o atendimento do SUS nos nossos municípios. “É uma demanda importante e justa, terá meu empenho e da minha equipe para orientar as universidades e os municípios”, disse.

Cidades aptas para receberem os novos cursos

As regionais de saúde do Paraná que são consideradas aptas para receber curso de medicina são: Francisco Beltrão, Paranavaí, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Jacarezinho, Ivaiporã e Apucarana, que deverão concorrer conforme as normas do edital.

Ao todo, serão 5.700 vagas para o edital, cerca de 2 mil vagas para a expansão dos cursos de medicina privados já existentes, e cerca de 2 mil vagas para futuras iniciativas de expansão das universidades federais.

A região a ser contemplada, deverá apresentar média inferior a 2,5 médicos/1.000 habitantes, possuir hospital com pelo menos 80 leitos, demonstrar capacidade para abrigar curso de medicina, em termos de disponibilidade de leitos, com pelo menos 60 vagas. Não ser impactado pelo plano de expansão de cursos de medicina (aumento de vagas e abertura de novos cursos) nas universidades federais.

De acordo com o governo do presidente Lula, o Mais Médicos foi retomado para garantir o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros em 2023 e para fixar profissionais em áreas de maior vulnerabilidade, especialmente nos interiores.

Zeca Dirceu já garantiu ao Paraná a implementação de cursos de Medicina em Umuarama, Campo Mourão, Guarapuava e Pato Branco, Toledo e Foz do Iguaçu, e continua trabalhando e defendendo a implementação em outros municípios do estado.

Com informações do Portal Preto no Branco, parceiro de conteúdo do DCmais.

*título editado às 12h02 para corrigir uma informação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.