em

Ponta Grossa paga valor adicional a 736 professores

Foto: Fábio Matavelli / Arquivo DC

A Prefeitura de Ponta Grossa deverá pagar um total aproximado de R$ 350 mil a 736 professores que compõem a rede municipal de ensino. O valor compõe recursos destinados à progressão horizontal dos profissionais do magistério, e contempla cerca de 30% do quadro de professores. O município hoje tem cerca de 2.456 professores.

Segundo a prefeitura, o montante consiste no pagamento retroativo de valores correspondentes aos últimos 13 meses. Alguns profissionais que receberam mais de R$ 1,5 mil tiveram esse pagamento parcelado em duas vezes, enquanto os demais foram pagos, em sua totalidade, em apenas uma parcela.

Professores

A progressão horizontal mantém o servidor municipal na mesma classe, sem mudar de cargo, mas passando o profissional para um novo grau. De acordo com o Estatuto do Magistério de Ponta Grossa (Lei 12.269/15), essa progressão ocorre no interstício de dois anos de efetivo exercício em funções de magistério.

Segundo o documento, “para o primeiro avanço na carreira serão considerados os eventos de formação e/ou qualificação e produção realizados no período de quatro anos imediatamente anteriores à data de concessão”. Entre esses eventos, podem ser citadas atividades organizadas internamente, como o Congresso de Educação.

Vem, mas com atraso

 Conforme o Decreto 19.380/21, que estipulou detalhes sobre a progressão, os repasses consideram a maior habilitação dos profissionais do magistério. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv), Roberto Ferensovicz, embora seja um valor a mais pago aos professores, a comemoração é contida. “São valores que deviam ter sido pagos no ano passado. Está com atraso. Só não é uma notícia melhor porque é como comemorar o pagamento 13º salário em agosto”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.