Menu
em

Ponta Grossa não atinge 40% das crianças na vacinação contra a polio

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde prorrogou, até o dia 30 deste mês, a Campanha Nacional de Vacinação que tem como foco a paralisia infantil. Em ofício enviado nesta segunda-feira (5) pela pasta a secretários estaduais e municipais da Saúde, o Ministério diz que a medida foi motivada pela baixa adesão da população à campanha. Apenas 34% do público-alvo brasileiro de 1 a 4 anos tomou a vacina contra a poliomielite.

Em Ponta Grossa, o número não é muito diferente. Apenas 38,36% das crianças ponta-grossenses foram vacinadas contra a polio. De acordo com o painel do Ministério da Saúde, a população alvo de PG é de 21.026 crianças, mas só 8.065 foram levadas por pais ou responsáveis.

O Brasil é considerado país livre da poliomielite desde 1994, mas, com a baixa adesão vacinal, médicos alertam para os riscos de volta da doença, especialmente após o registro de novos casos no exterior, em países como os Estados Unidos e Israel. O Brasil continua com a meta de imunizar 95% de um total de 14,3 milhões de crianças.

Em PG, a meta de 95% para vacinação contra a polio representa quase 20 mil crianças. Ou seja, faltam cerca de 12 mil para atingir o objetivo.

A campanha de vacinação coincide com a imunização contra a covid-19, que está em andamento. Segundo o Ministério, as vacinas contra covid podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de 3 anos de idade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile