em

Ponta Grossa muda semáforos e retoma modelo ‘mais tradicional’

Foto: Fábio Matavelli

Motoristas e pedestres percebem que Ponta Grossa muda semáforos e que o ‘modelo mais antigo’ está voltando a aparecer nos cruzamentos do Centro. Os sinais de foco gradativo (aqueles em que as ‘bolinhas’ de luz vão ‘descendo’) estão ficando de lado e a mudança causa certa estranheza na população que estava habituada à contagem.

Após as trocas mais recentes, Ponta Grossa ficou com 53 cruzamentos com semáforos de foco gradativo, o que representa menos da metade do total. Questionada sobre a alteração, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) afirma que, apesar da aparência não sugerir, a tecnologia dos ‘porta focos’ é mais evoluída em relação ao ‘foco gradativo’. Além disso pesa a questão de custo.

“O gradativo tem custo mais elevado, necessita de manutenção mais frequente, além de apresentar dificuldade maior para a troca de peças, uma vez que alguns fabricantes não atuam mais com esse sistema”, informa o órgão responsável pelo trânsito.

“Outro ponto importante relacionado ao gradativo é a necessidade de um tempo de transição maior devido ao efeito em cascata e sua incompatibilidade com controladores mais modernos, o que pode limitar as adequações no sincronismo em algumas vias. Já no caso do semáforo de três focos, que é de padrão internacional, além do custo menor de compra e maior facilidade de manutenção, também há a compatibilidade com os sistemas atuais”, acrescenta.

Assim, os motoristas que estão acostumados a visualizar com antecedência o tempo para abertura e fechamento vão precisar se adequar ao novo padrão. No entanto, a AMTT assegura mais facilidade para manter o sincronismo entre semáforos de uma mesma via.

Ambulantes

Quem não gostou da troca foram pessoas que trabalham com vendas e panfletagem em semáforos. Ao produzir fotos para esta reportagem no cruzamento da Avenida Vicente Machado com a Rua Ermelino de Leão, a equipe recebeu reclamações pontuais relacionadas ao fato dos trabalhadores não saberem mais se o sinal está próximo de abrir. Eles acreditam que a situação representa risco de atropelamento tanto para eles quanto para demais pedestres.

A Autarquia, por sua vez, avisa que a mudança ainda não abrange toda a cidade. “As trocas que estão sendo feitas são pontuais e serão feitas conforme necessidade, seja em novos cruzamentos ou por manutenção”, comenta o órgão em nota.

Semáforos estocados

A maior parte dos semáforos ‘porta focos’ que estão sendo instalados em Ponta Grossa estavam estocados desde 2019, mas sem uso desde então. A exceção é o aparelho instalado no cruzamento da Balduíno Taques com a Rua do Rosário. Este é mais antigo e usado.

Quantos semáforos existem em Ponta Grossa?

Ponta Grossa tem atualmente 124 cruzamentos sinalizados com semáforos. Deste total há 53 com focos gradativos. O restante é composto pelos ‘porta focos’.

Os gradativos ainda estão mais presentes no Centro e em Olarias. Depois da região central, que tem 49 semáforos, Uvaranas é o bairro com mais cruzamentos sinalizados. São 14 semáforos naquele que é o maior bairro de Ponta Grossa. Na sequência aparecem Nova Rússia (11), Oficinas (8) e Estrela (8).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.