Menu
em

Ponta Grossa melhora taxa de alfabetização, aponta IBGE

Foto: Divulgação/Lucas Fermin/Seed-Pr

A proporção da população que sabe ler e escrever aumentou em 270 dos 399 municípios do Paraná entre 2010 e 2022, anos em que foram realizados os mais recentes recenseamentos demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mais recentes do estudo comprovam a melhoria do índice em 68% das cidades, fazendo com que a proporção de analfabetos no Estado alcançasse a mínima histórica, caindo de 6,3% para 4,3% no período analisado.

Leia mais: Governo entrega as chaves da casa própria a famílias de Ponta Grossa

Ponta Grossa está entre as cidades que conseguiram melhorar o índice, que agora está menor que a taxa estadual. Em 2022, o índice de analfabetos (pessoas com 15 ou mais) na cidade era de 8,6% e, 12 anos depois, caiu para 2,3%.

Por outro lado, há municípios mais bem colocados que Ponta Grossa, como Curitiba (1,5%), Quatro Pontes (1,6%), e Maringá (1,9%).

Analfabetismo

O índice de analfabetismo do Paraná está abaixo do índice nacional, que é de 7% de acordo com o levantamento – uma queda de 2,6 pontos percentuais em 12 anos. Entre os estados brasileiros, o Paraná ocupa a 6ª colocação. O ranking é liderado por Santa Catarina, que registrou 2,7% de analfabetos entre a população com 15 anos ou mais, seguida pelo Distrito Federal (2,8%) e São Paulo (3,1%). Com isso, a taxa de alfabetização do Paraná saltou de 93,7% para 95,7%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile