em

Ponta Grossa mantém queda em acidentes de trânsito

Um levantamento realizado pelo Diário dos Campos, a partir dos relatórios do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, revela que houve redução significativa no número de acidentes de trânsito, antes e depois das medidas adotadas no município para contenção do contágio pelo novo coronavírus.

O primeiro caso confirmado de covid-19 foi registrado oficialmente na cidade em 21 de março deste ano, e um decreto restringiu as atividades de serviço e comércio na cidade a partir do dia 23. A partir dessa data, até a última quinta-feira (14), foram verificados pelo 2ºGM um total de 192 acidentes. O número é cerca de 38% inferior ao registrado no mesmo período, no ano passado, quando foram 311 acidentese de trânsito atendidos pelo órgão.

Quando analisado o período que correspondeu ao fechamento praticamente total do comércio, entre 23 de março e 5 de abril, a redução é ainda mais evidente. Foram 98 acidentes em 2019 e 42 em 2020 e uma redução de 57%. Já no período que corresponde ao retorno gradual do comércio, entre 6 de abril e a última quinta-feira (14), a redução de acidentes foi de 32% no comparativo com o mesmo intervalo de tempo, em 2019.

A estatística demonstra que, com a volta às atividades, as ocorrências desse tipo aumentaram em relação ao período em que o comércio esteve fechado, mas mantiveram queda de mais de 30% em pouco mais de um mês.

 

Cautela

A psicóloga Mylene Laidane, formada em avaliação psicológica e credenciada pelo Detran-PR, alerta que o momento de pandemia e retomada de atividades exige cuidados. “Há um aumento de casos de depressão e ansiedade, e até o uso da máscara pode mudar a respiração do condutor”, diz. A orientação é redobrar a cautela ao volante.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.