em

Ponta Grossa já teve 441 construções finalizadas neste ano

A quantidade de “habite-se” expedidos em 2022 é 52% maior que a do ano passado

Gráfico que mostra a quantidade de construções que receberam habite-se em ponta grossa

Ponta Grossa soma, neste ano, 441 construções já finalizadas e prontas para ser utilizadas. O número, referente à quantidade de “habite-se” expedidos pela prefeitura de janeiro a abril, é 52% maior do que o obtido no mesmo período do ano passado.

O maior resultado e a maior discrepância são encontrados no mês de março: enquanto que em 2021 foram expedidos 30 habite-se, neste ano o número cresceu mais de 4 vezes e chegou a 131 documentos que autorizam a habitação da construção. 

Os números foram levantados pela Prefeitura Municipal a pedido da reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais.

Alvarás

Em relação às obras que estão aptas a iniciar, o resultado também aponta um desenvolvimento do setor. No primeiro quadrimestre deste ano a prefeitura emitiu 1.549 alvarás de construção, quase o dobro (+94,6%) do que no mesmo período do ano passado.

Juntas, as obras totalizam 298,65 mil m², o maior valor registrado para o período nos últimos anos, que é equivalente à área de mais de 41 campos de futebol do tamanho do Estádio Germano Kruger, por exemplo.

Outro dado curioso é o que demonstra o “boom” da verticalização nas construções de Ponta Grossa: em 2022 Ponta Grossa já emitiu 27 alvarás de construção para prédios com 3 ou mais pavimentos. Este número, 68% maior do que o obtido no mesmo período de 2021, representa ainda mais da metade do registrado nos doze meses de 2020 e 2019.

Qualidade técnica na construção ou compra de imóveis

Na próxima semana Ponta Grossa recebe a 18ª edição da Expoimóveis, a maior feira imobiliária dos Campos Gerais. No evento, além de conferir lançamentos e condições especiais de imóveis e serviços, os visitantes também poderão conferir o estande do CREA-PR, que ressaltará a importância da qualidade técnica das edificações.

“Ao adquirir um imóvel novo é muito importante que sejam solicitadas informações quanto à responsabilidade técnica pela edificação, pois só um profissional habilitado garante a correta aplicação das técnicas que refletem na segurança do imóvel. Orientamos que o comprador solicite a ART, que é o instrumento que garante a responsabilidade do profissional pelas obras e/ou serviços executados, prevenindo e resguardando para todos os efeitos legais eventuais responsabilidades civis, administrativas e criminais. Esta é uma garantia legal que protege o patrimônio e resguarda a segurança da sociedade”, explica a gerente da regional do Crea-PR Ponta Grossa, Ana Paula Afinovicz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.