em

Ponta Grossa já soma 35 ocorrências como furtos e arrombamentos em prédios públicos neste ano

Foto: Arquivo DC

Nos primeiros 76 dias desde ano – de janeiro a 17 de março – a Guarda Municipal de Ponta Grossa registrou 35 ocorrências em imóveis públicos da cidade, mesma média do ano passado, quando 178 casos foram atendidos pelo efetivo da corporação. Em 2021, foram 3 arrombamentos, 11 danos, 16 furtos, 3 invasões, uma tentativa de furto e uma situação de vandalismo.

Os dados foram solicitados pela reportagem do DC após pelo menos três ocorrências terem acontecido recentemente: dias após o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado no Sabará, ter tido fios da rele elétrica furtados, o mesmo crime ocorreu quarta-feira (17) em parte da fiação elétrica na área externa da Arena Multiuso, em Olarias, que também sofrei danos no encanamento. No dia seguinte, uma câmera de segurança da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) registrou, em plena luz do dia, o furto de bateria de uma Kombi do órgão, que realiza entrega de verduras do Banco de Alimentos para as entidades e famílias em situação de vulnerabilidade.

Questionada sobre de que forma é feita a divisão dos guardas municipais para inibir o vandalismo na cidade, considerando que, além das funções normais do efetivo, agora a equipe também tem que ser direcionada para a fiscalização do decreto restritivo, a assessoria de imprensa da Prefeitura respondeu o seguinte: “A Guarda Civil Municipal segue realizando ações ostensivas e preventivas através de  patrulhamentos no Município, incluindo prédios públicos no itinerário diário das equipes, e, sempre que necessário, promovendo o acionamento das equipes para atendimento de ocorrências nos locais. Por fim, solicita a contribuição da comunidade para que denuncie toda e qualquer ação suspeita pelo telefone 153 da GCM”.

Sistema de alarme

No ano passado houve apenas um registro de disparo de alarme em imóveis públicos, enquanto que nesse ano não houve nenhum. Em resposta à reportagem do DC a Prefeitura disse que por questões de segurança opta por não informar quantos imóveis públicos da cidade não têm alarme.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.