em

Ponta Grossa já registra três mortes por gripe

Subiu para três o número de mortes confirmadas por gripe H1N1 em Ponta Grossa neste ano. O dado foi confirmado pelo boletim da Secretaria de Estado de Saúde, que apontou o vírus como causador do óbito de duas mulheres, uma de 72 anos e outra de 67 anos. Há cerca de uma semana já havia sido confirmada a morte de um homem de 47 anos.

O chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier da Silva, acredita que essas mortes poderiam ter sido evitadas. “As três vítimas eram pacientes com indicação de vacina. Estavam dentro do grupo de risco, eram doentes crônicos. Uma delas tinha asma, outra cardiopatia, mas não tomaram a vacina. Se tivessem se vacinado, talvez o resultado tivesse sido diferente”, diz.

Ele lembra que, das 170 mil doses disponibilizadas em campanha para vacinação dos grupos prioritários, apenas 80% foi utilizada pelo público-alvo. No momento, a orientação à população é se prevenir, mantendo os ambientes arejados, cobrindo o rosto ao tossir ou espirrar para evitar propagação de gotículas potencialmente contaminadas, lavando as mãos com frequência.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.