em

Ponta Grossa já imunizou 55% do público-alvo contra H1N1

Ponta Grossa já imunizou mais de 50% do seu público-alvo desde que começou a campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1. A primeira fase da campanha iniciou no dia 23 de março, onde idosos e trabalhadores de saúde foram os primeiros a receber a vacina. Cerca de 34,7 mil doses foram aplicadas em pessoas com mais de 60 anos e 8 mil em trabalhadores de saúde. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a meta na primeira fase foi atingida. Até o final da campanha, dia 22 de maio, o Município pretende aplicar cerca de 100 mil doses.

Já a segunda fase da campanha começou no dia 16 de abril e inclui caminhoneiros, portadores de doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento, motoristas de transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Segundo a Prefeitura, até o momento, 1,5 mil doses foram aplicadas em caminhoneiros que procuraram as unidades de saúde do município. E cerca de 1 mil profissionais das forças de segurança e salvamento já foram imunizados. A segunda fase da campanha seguirá até o dia 9 de maio e a vacina está disponível em 20 salas de vacina da cidade.

A terceira fase terá início ainda no dia 9 de maio com imunização voltada para professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas acima dos 55 anos e pessoas com deficiência.

 

Prevenção

Composta por vírus inativado, a vacina protege contra os três vírus da gripe que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas esse tipo de imunização reduz a demanda por serviços de saúde, que tendem a ficar sobrecarregados em todo o mundo, durante a pandemia.

 

Rodovias

Até a última segunda-feira (27), quase 400 motoristas foram imunizados na BR-376, em Ponta Grossa. Destes, 375 foram imunizados contra a gripe (H1N1) e 272 contra o sarampo. A operação foi realizada pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde, e contou com apoio da PRF, da Unidade de Saúde do 3° Regimento de Carros de Combate, do Exercito (RCC) e da Concessionária CCR Rodonorte. A ação também aconteceu em demais unidades operacionais da PRF em todo o Paraná até a última quinta-feira (30).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.