em

Ponta Grossa já imunizou 18% das crianças contra o sarampo

Campanha de Vacinação Sarampo
Esta é a 8ª campanha contra o sarampo realizada no Paraná e ocorre de forma simultânea à imunização contra a Influenza. (Foto: Américo Antônio/SESA)

A imunização das crianças que pertencem ao público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2022 representa 18% do total de vacinados em Ponta Grossa, desde o início da segunda etapa, há uma semana. Os dados são do Ministério da Saúde e atualizados uma vez por semana. A última atualização foi em 6 de maio.

Esta é a 8ª campanha contra o sarampo realizada no Paraná e ocorre de forma simultânea à imunização contra a Influenza. Dividida em duas etapas, a primeira aconteceu de 4 a 30 abril e foi voltada aos trabalhadores de saúde. A segunda começou em 2 de maio e tem o objetivo de vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos até o dia 3 de junho.

Campanha de Vacinação Sarampo
Esta é a 8ª campanha contra o sarampo realizada no Paraná e ocorre de forma simultânea à imunização contra a Influenza. (Foto: Américo Antônio/SESA)

Dia D

Para incentivar a procura dos pais, Ponta Grossa promoveu o Dia D de vacinação contra a gripe e sarampo no dia 30 de abril. Naquela data, 5426 crianças foram imunizadas.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a procura ficou dentro do que estava programado. A meta é de que 95% desse público seja vacinado até o começo do próximo mês.

“Todas as crianças, independente se tem duas doses da tríplice viral, precisam tomar esta dose de sarampo para garantir o reforço da imunização”, disse Stela de Souza Godoy, coordenadora de Imunização da FMS. As vacinas seguem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e não há necessidade de agendamento.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente, em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

A estratégia de vacinação contra o sarampo com a vacina tríplice viral foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1992, com o propósito de controlar surtos de sarampo, reduzir internações, complicações e mortes.

Estatísticas

A primeira morte por sarampo no Brasil em 2022 ocorreu no dia 4 de maio em Rondônia. A idade da vítima não foi informada. O Paraná estava há mais de 20 anos sem casos de sarampo no território mas, em 2019, houve um surto da doença que durou até setembro de 2020.

Não ocorreram óbitos e as faixas etárias mais atingidas foram de 20 a 29, com 1.035 casos confirmados; de 10 a 19 anos, com 457; e de 30 39 anos, com 293 casos confirmados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.