em

Ponta Grossa já aplicou 104.057 doses contra H1N1

Ponta Grossa aplicou pouco mais de 104 mil doses da vacina contra H1N1 desde abril deste ano, quando começou a campanha nacional de imunização contra a Influenza. A meta da Prefeitura é imunizar 123.451 pessoas pertencentes ao público-alvo, que inclui gestantes, puérperas, crianças, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, idosos e membros das Forças Armadas e de Segurança.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, repassados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), 52,2% da população-alvo foram imunizadas na cidade. No final de junho, a campanha foi aberta para a população em geral com o objetivo de intensificar a imunização contra a gripe. Apesar da ampliação da campanha, a procura pela vacina foi menor se comparada com 2020.

“Percebemos que a busca pela vacina foi maior no ano passado. E isso, com certeza, está atrelada a vacinação contra a covid-19. As pessoas resolveram esperar o momento de serem imunizadas e, dessa forma, não correriam o risco de perder a primeira dose, já que é necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre uma vacina e outra”, disse Stela Godoy, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.

Baixa procura

Stela destacou que é necessário aumentar o quantitativo de doses a serem aplicadas na cidade, já que Ponta Grossa ainda tem 18 mil doses da vacina disponíveis. “Apesar de ter sido estendida, não houve procura pelas pessoas em geral. Porém, sabemos que o H1N1 é vírus sazonal e muda todos os anos. Por isso, a importância de procurar pela vacina, principalmente, porque ainda estamos em pandemia”.

A coordenadora destacou que ainda existem condições de aumentar esse número (104 mil doses aplicadas) em uma velocidade rápida. “Para isso, precisamos de ações para incentivar a população procurar pela vacina. Creio que novas estratégias neste sentido deverão ocorrer nos próximos dias”, acrescentou. 

As pessoas que desejam ser imunizadas podem se dirigir às UBS com salas de vacinação para verificar a disponibilidade de doses. “Os agendamentos pelo site da Prefeitura são voltados para grandes ações. Enquanto não são realizadas, a procura pela vacina também pode ser diretamente nas unidades, de acordo com a capacidade de atendimento”, disse Stela.

Laboratório também vacina menos

A queda na procura pela vacina também ocorreu na rede particular. No laboratório Consaúde Vacinas, em Ponta Grossa, a demanda de pessoas que procuraram pela imunização foi menor comparado com 2020. “As pessoas acabaram optando por tomar a vacina contra a covid-19. Nos anos anteriores, a procura pela vacina contra a gripe começava antes mesmo do frio e neste ano percebemos que demorou um pouco mais”, informou um responsável pelo laboratório.

Serviço

Para tomar a vacina é necessário apresentar RG, CPF e carteira de vacinação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.